Ele tenta te enganar o tempo todo

Cuidado com as peças que seu cérebro te prega

Por: Martha Vergine  -  15/04/20  -  14:07
Atualizado em 15/04/20 - 14:38
Apesar de ser um grande mestre do nosso organismo, nosso cérebro também nos prega algumas peças
Apesar de ser um grande mestre do nosso organismo, nosso cérebro também nos prega algumas peças   Foto: Pixbay

Nosso cérebro é um órgão bastante complexo, são diversas ligações que geram as mais variadas reações. Talvez, por isso, seja objeto de estudos de tantos e encante diversas pessoas.


Quando a gente imagina que um único órgão é capaz de orquestrar a dinâmica de todo o nosso corpo sem que a gente precise se preocupar com tantos detalhes, é encantador.


Pense o caos que seria a nossa vida se a gente tivesse que controlar conscientemente o bater do coração, o circular do sangue nas veias, o respirar… passaríamos o dia todo apenas tentando não se matar por ter esquecido do funcionamento de algum órgão vital.


Em momentos apaixonados, como controlar?


Apesar de ser um grande mestre do nosso organismo, nosso cérebro também nos prega algumas peças. Sempre para o nosso bem, claro!


O objetivo do nosso grande funcionário é manter toda a máquina em perfeito funcionamento e ainda guardar energia para situações emergenciais. Afinal, vai que aparece um leão no caminho e a gente precise correr um pouco. ;)


Essa necessidade de poupar energia é a grande responsável por aquelas desculpas que surgem em nossas mentes quando pensamos em fazer algo que exige muito esforço, tanto do nosso corpo quanto da nossa super máquina.


Me diga uma coisa: às vezes, ou sempre, quando você pensa em começar a sua sessão de estudos vem uma série de frases na sua mente?


Coisas do tipo: “nossa, mas hoje você limpou a casa toda, merece descansar”, ou “hoje fazer home office foi desafiador com toda a família em casa, vá relaxar um pouco”, e tantas e tantas outras frases que se encaixam no seu dia e que justificam perfeitamente o deixar para amanhã.


Outra coisa que eu acho incrível, também, são as vontades que o cérebro cria quando vamos começar a estudar. Pode reparar que dá sede, fome, vontade de ir ao banheiro. Por mais que você tenha acabado de beber água, feito sua refeição e ido ao banheiro.


Fora umas vontades muito malucas do tipo “eu preciso recolher a roupa do varal agora”, ou então “nossa, não vou conseguir estudar, pois a cozinha está uma bagunça” e por aí vai.


Pelo amor, né?! Quem é que normalmente tem uma vontade louca de recolher roupa do varal ou fazer uma faxina na cozinha?


Esteja atento para as justificativas que seu querido amigo te dá, pois as vezes está muito na cara que é apenas uma desculpa para você procrastinar.


Você sabe que aquela energia que seu cérebro quer poupar não será necessária, pois não vai aparecer um leão na sua sala. Então, você pode e deve utilizá-la na sua sessão de estudos, até para fortalecer ainda mais o seu cérebro.


Agora, te indico ir um pouco além.


Quando perceber que o seu cérebro está querendo apenas poupar energia e que aquelas situações e sensações não são reais ou prioridades para o momento, negocie com ele. Diga que vai atender a necessidade dele após estudar apenas um Pomodoro.


Apenas uma observação: se você não conhece a Técnica Pomodoro, me siga no Instagram que tem postagem explicando sobre essa técnica de estudos fantástica!


E se você precisar de ajuda para aprender a driblar essas situações, acompanhe o meu Desafio de 21 dias que está acontecendo nas minhas redes sociais.


Estarei passo a passo com você ajudando a criar o hábito de estudar certo.


Conte comigo na sua jornada!


Nossas redes sociais:


Instagram - @MarthaVergine
Facebook - Martha Vergine
Youtube - Martha Vergine


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter