EDIÇÃO DIGITAL

Terça-feira

17 de Setembro de 2019

Eu Estudo Certo

Martha Vergine é delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

Como gostar de estudar. Isso é possível?

Muitas pessoas adoram se dedicar aos livros. Mas, infelizmente, essa realidade não é regra. Muitos simplesmente detestam!

Muitas pessoas adoram se dedicar aos livros. Mas, infelizmente, essa realidade não é regra. Muitos simplesmente detestam! Se este é o seu caso, me acompanhe até o final do texto.

O segredo para gostar de estudar está no ritual. Vou te explicar.

Você sempre gostou de comer verduras?

Provavelmente não. Você foi aprendendo a apreciar verduras e legumes com o passar do tempo (ou pelo menos deveria).

Com o estudo será a mesma coisa. Apesar de não morrer de amores, saiba que é bem possível adquirir esse gosto.

Construir o hábito de estudar é tão importante quanto o hábito de se alimentar de forma saudável. Se mesmo assim, só de pensar em ficar horas estudando ainda assusta e te dá arrepios, me dê uma chance de te mostrar outro ponto de vista.

Saber “como estudar" com eficiência, resultará em você adquirir mais conhecimento, dominar novas habilidades e naturalmente, ter mais possibilidades para fazer escolhas.

Você corre o sério risco de se apaixonar pela pessoa que pode se tornar, e ficar viciado em aprender o máximo de assuntos, técnicas e conceitos que mudarão sua vida para muito melhor.

Quer saber como?

Comece pequeno e com um assunto leve. Sim, escolha um tema que te agrade. Não estou nem dizendo que tem que ser assunto de concurso. Pode ser livros de ficção, histórias, romances, não importa. Algo que aguce sua curiosidade.

A técnica é o seguinte:

- Programe seu relógio e leia por 10 minutos, ou se preferir, 10 páginas por dia. Lembre-se, tem que ser um assunto que você curta muito. Assim que cumprir a meta diária PARE. Nem mais 1 minuto ou nem 1 página a mais (você tem que me prometer que só vai ler o mínimo).

- No dia seguinte continue a leitura por mais 10 minutos ou mais 10 páginas.

- Repita diariamente por 1 semana inteira, sem furar nenhum dia (vamos combinar que é uma missão simples de cumprir).

Após passar os 7 dias, você irá perceber como é envolvente ler o que gosta.

Garanto que o mais difícil, com certeza, foi se segurar para não continuar a leitura. Até porque o seu cérebro foi se acostumando, gostando, e se o assunto foi realmente bem escolhido por você, ele deve ter ficado desesperado de curiosidade para continuar e saber mais.

Depois dos 7 dias você já pode se libertar das amarras e curtir o seu livro pelo tempo e número de páginas que quiser.

Continue ousando com novos temas e novas disciplinas. Que tal começar a colocar em prática aquele sonho antigo de passar numa prova? Sim, aquele concurso que você nunca começou a se preparar porque achava que estudar era chato... pense nisso.

E, como eu sempre digo, não acredite só no que estou dizendo. Faça o teste você mesmo e depois volte para me contar o resultado.

Te convido a viver seus sonhos pelo meio mais seguro, por meio do estudo, por meio do estudo certo.

Lembre-se de me seguir e deixar o seu comentário nas redes sociais.

INSTAGRAM @euestudocerto

FACEBOOK @euestudocerto

YOUTUBE /blogeuestudo

Até a próxima e bons estudos!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.