Eu Estudo Certo

Martha Vergine é delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

As quatro estações do estudo

Conheça as quatro estações do estudo e como elas influenciam em sua jornada rumo a aprovação

Eu imagino que você já tenha se atentado as quatro estações do ano e como cada uma delas têm as suas particularidades. A natureza se transforma para se adaptar a cada estação, a mudança do clima, da umidade e todas as outras peculiaridades.

A jornada de estudos, de qualquer pessoa, não é linear, existem momentos de altos e baixos, afinal estamos falando de vida real. Entender as quatro estações do estudo e em qual delas você está vai te ajudar a lidar com cada um desses momentos.

Primavera

Essa é a primeira estação nos estudos também. É quando você desperta para a sua jornada e decide finalmente viver o sonho da sua aprovação.

Geralmente nesse momento o seu nível de animação é bastante elevado, você tem muita vontade de estudar e de se colocar em ação.

O seu lado emocional está mais equilibrado e você consegue se motivar com mais facilidade.

As sessões de estudos são mais leves e fluidas, você se atenta mais a conteúdos relacionados aos estudos e se aproxima mais de pessoas com os mesmos objetivos que você.

A aprovação dos seus sonhos está viva em sua mente, colorida e muito real.

Esse é um momento extremamente agradável em que você percebe a sua evolução nos estudos e vai ganhando velocidade com o passar do tempo.

Verão

O verão é o momento auge, nessa fase tudo o que você foi construindo durante a sua primavera está em seu ápice.

É nessa estação que você terá o seu melhor rendimento nos estudos e perceberá a sua evolução de uma forma nunca imaginada antes.

A sua motivação está a mil por hora, você conseguiu consolidar a sua rotina de estudos e, além disso, consegue ir além do que estudava antes.

Você está em um momento de paixão com os seus estudos, mas tenha muito cuidado, pois toda essa intensidade pode gerar um desgaste rápido da sua motivação.

Assim, como qualquer outra estação, o verão também não dura para sempre.

Outono

Esse é o momento em que, como diz a música, “as folhas caem no quintal”.

Chega a estação em que o rendimento e a motivação caem, e isso é absolutamente natural.

Após viver o verão intensamente, chega um momento em que você percebe que o seu ritmo está diminuindo e que manter a rotina intensa do verão não é mais tão fácil.

Isso pode acontecer por cansaço, questões relacionadas a sua rotina, enfim, existe uma infinidade de fatores que podem contribuir para que o outono chegue.

Esse é o momento em que você precisa ligar o seu alerta e prestar muita atenção na sua jornada.

Quanto mais rápido você perceber a necessidade de ajustes em sua jornada melhor.

Inverno

Caso você não tenha cuidado com o seu momento outono, pode ser que enfrente um rigoroso inverno.

Essa é a estação em que você vai sentir que precisará de muito mais energia para fazer as mesmas coisas que realizava durante a sua primavera e seu verão.

O inverno é a estação mais densa, você precisará ter mais força e pode ser que precise de ajuda.

É nesse momento que você cede mais a procrastinação, aos imprevistos e a todos os vilões da sua jornada de estudos.

Apesar de ser um momento mais difícil, entenda que é possível vencer o inverno e quando você vence o inverno vai novamente para a primavera, quando as folhas e flores voltam.

Em qual estação você está agora?

Independente da sua resposta, quero te dizer algo muito importante e que quero que tenha sempre em mente, está tudo bem!

É natural da vida passar por altos e baixos, afinal estamos falando de vida real, nós somos humanos e não máquinas.

Mesmo que esteja no outono ou inverno o importante é não desistir e ter em mente que são momentos passageiros e possíveis de serem superados.

Logo outra estação vai chegar, o tempo vai passar e trazer mudanças na sua vida também.

Entender que vivemos ciclos ajuda a não desistir e a entender que passar por toda as estações é natural.

Se reconheça, preste atenção, entenda o momento do ciclo que você está e caso esteja vivendo o seu momento de inverno, não desanime.

Agora tenha muita atenção!

Não se acomode na primavera ou no verão achando que será assim para sempre, como eu disse estamos falando de vida real. O seu momento de verão pode passar e, se não cuidar, pode passar até mais rápido do que você gostaria.

Faça essa análise em sua jornada, entenda qual estação você está vivendo agora e veja se precisa tomar algum cuidado ou se existem ajustes que são necessários nesse momento.

Aprenda a reconhecer as suas quatro estações e trabalhar cada uma delas em sua vida.

Quando você aceita que esse processo é natural, sua jornada fica mais leve e você consegue voltar ao equilíbrio mais rapidamente.

Sempre que precisar de auxílio em sua jornada rumo a aprovação, conte comigo!

Nossas redes sociais:

Instagram - @MarthaVergine
Youtube - Martha Vergine
Telegram - Martha Vergine
Facebook - /EuEstudoCerto

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.