As distrações estão atrapalhando as suas sessões de estudos?

Entenda que estudar sem se distrair é mais fácil do que você imagina

Por: Martha Vergine  -  07/10/20  -  15:28
As distrações estão atrapalhando as suas sessões de estudos?
As distrações estão atrapalhando as suas sessões de estudos?   Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash

Já aconteceu de você sentar para estudar e quando se deu conta estava pensando em outras coisas completamente diferente, como dizem por aí “viajando na maionese”, no mundo da lua, enfim, com o foco em qualquer outra coisa menos nos estudos?


Parece até uma provocação, pois bem na hora dos estudos lembramos da conta para pagar, do telefonema que precisa ser feito, da lista de supermercado e de uma série de outras coisas que nem estavam passando pela nossa cabeça em outros momentos do dia.


Dá uma raiva, não dá? Mas fique calmo que isso acontece com todo mundo!


Pois é! Isso é muito mais comum do que você imagina, pode ficar tranquilo.


É natural do nosso cérebro divagar e por desconhecer essa informação as pessoas acabam achando que possuem um defeito de fábrica e que não conseguem se concentrar.


Nosso cérebro está sempre oscilando entre a concentração e o modo difuso, abstrato, por isso, é natural que de tempos em tempos a gente se lembre de alguma pendência que precisa ser resolvida ou que outra coisa prenda a nossa atenção, nos tirando do foco que é estudar.


Se essas distrações estão atrapalhando as suas sessões de estudos, tenho uma ótima notícia para você. Existe uma técnica simples, porém muito eficaz para esses momentos.


Todas as vezes que perceber que o seu cérebro “fugiu” do foco, traga ele de volta!


No começo esse exercício de fugir e voltar será bem repetitivo, você vai precisar fazer isso várias vezes, mas pode confiar que com o tempo e a sua persistência esse “músculo” da atenção vai se desenvolver e você vai entrar em processo de imersão, de concentração de modo focado, muito mais facilmente.


Você vai perceber que com o tempo os momentos de dispersão se tornarão mais esporádicos.


Quer saber como ajudar o seu cérebro a não ficar fugindo da atenção? Tenho uma dica extra para que também fará muita diferença.


Quando for estudar tenha por perto um pedaço de papel para anotar tudo o que você lembrar. No início você vai se lembrar de várias coisas, pois se a atividade de estudo estiver chata o seu cérebro vai te lembrar de várias coisas para tentar te tirar de lá e, sinceramente, você terá vontade de sair.


Quantas vezes eu já ouvi história de pessoas que já sentiram vontade de limpar as janelas, enfrentar fila da lotérica, organizar o armário da bagunça e várias outras coisas que geralmente fugimos, durante as sessões de estudos.


Independentemente da vontade maluca que você sinta, você não vai ceder, pois isso é um capricho do seu cérebro para te tirar dessa ação, então insista na sua sessão de estudos.


Eu sei que parece esquisito, mas converse com seu cérebro, diga para ele que não fará o que ele está te lembrando no momento da sua sessão de estudos, mas que vai anotar e quando acabar vai cumprir.


Todas as vezes que você fizer isso o seu cérebro não terá motivo para ficar voltando a informação para a sua lembrança e, com isso, tirar a sua concentração do que está estudando. Ahhh é muito importante que você realmente cumpra! 


No momento da sessão de estudos treine a sua atenção para o seu livro, apostila, video aula, enfim, o que você estiver estudando no momento.


Se você começar a viajar, tudo bem, lembre-se que é normal isso acontecer e treine seu cérebro para manter a atenção nos estudos por mais tempo.


Caso tenha gostado dessa dica siga-me em minhas redes sociais, pois posto conteúdos diários que vão te ajudar a acelerar a sua aprovação.


Sempre que precisar de auxílio em sua jornada de estudos, conte comigo!


Nossas redes sociais:


Instagram - @MarthaVergine
Youtube - Martha Vergine
Telegram - Martha Vergine
Facebook - /EuEstudoCerto


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter