EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

6 de Julho de 2020

Eu Estudo Certo

Martha Vergine é delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

Aprovação sem pressão é possível?

Entenda como tornar sua jornada rumo a aprovação mais leve

Conquistar a aprovação dos seus sonhos pode parecer algo bastante desafiador e que exigirá muitos sacrifícios de você. Muitas pessoas enxergam a jornada de estudos como um campo de batalha, um período em que sua vida será sofrida.

Serei muito sincera, estudar da forma correta exigirá disciplina, você precisará abrir mão, pelo menos temporariamente, de algumas coisas da sua rotina, pois para alcançar a aprovação é necessário pagar o preço.

Você já parou para perceber que não existe vitória sem esforço?

Um atleta, por exemplo, treina durante certo tempo para se preparar para a competição, é necessário esforço diário e algumas mudanças que resultam na melhoria de desempenho. Nos estudos é a mesma coisa!

O que muitas pessoas não perceberam ainda é que essa jornada rumo a aprovação, não precisa ser uma tortura em suas vidas.

O primeiro ponto que quero chamar a sua atenção é a sua relação com os estudos. Você gosta de estudar?

Te questiono isso, pois quando gostamos de fazer algo essa atividade torna-se mais prazerosa e leve.

Se você não gosta de estudar, tudo bem! Saiba que você pode aprender a gostar de estudar.

Uma das primeiras coisas que digo para quem quer conquistar a aprovação, porém sem pressão, é para tirar o peso que coloca em relação a toda a jornada.

A maioria das pessoas se questionam em relação ao tempo necessário para estudar, se já “passaram” da idade, paralisam ante o medo de não passar, o que as pessoas vão dizer se não for aprovado logo de cara e uma série de outras coisas que apenas atrapalham.

Quando estamos vivendo a situação superar alguns desafios parece mais difícil, eu já passei por isso e sei exatamente como você se sente.

Dê o devido peso a cada etapa da sua jornada. A prova é apenas uma prova e se você se preparou da forma correta não há o que temer.

Se você tem dúvidas em relação às etapas da sua jornada e por onde começar, indico que leia esse texto aqui em A Tribuna, basta clicar aqui.

Para que a sua jornada rumo a aprovação se torne mais leve você deve ter atenção a dois pontos que entendo serem os pilares que vão sustentar o seu sonho.

O primeiro deles é a blindagem emocional. Já vi muitas pessoas extremamente preparadas em relação ao conteúdo da prova serem reprovadas devido à falta de controle emocional.

Acredito que você já tenha vivido ou conheça pessoas que já passaram por situações como ter o famigerado branco no momento da prova, errar uma questão que sabia a resposta, pois o nervosismo atrapalhou no momento de responder ou se sentiu extremamente desconfortável durante a prova.

Você não precisa passar por isso, pois o seu emocional também pode ser preparado para enfrentar a sua jornada e também esse momento tão importante, que é o dia da prova.

Saiba que você pode aprender a trocar a ansiedade, que é um sentimento que gera reações desconfortáveis em nosso organismo, por expectativa, que gera reações boas e nos ajuda a ter ações mais assertivas.

Além disso, durante a sua jornada você precisa aprender a lidar com situações que podem te desestabilizar, como críticas e cobranças, que podem vir de outras pessoas e até de você mesmo.

O segundo é a técnica de estudos, pois quando você se prepara para a sua prova, estuda utilizando a técnica adequada, tem um planejamento, faz revisões e simulados periodicamente, você se empodera, pois tem a certeza de que se preparou para aquele momento.

Quando você sabe o quão preparado está a prova deixa de ser um monstro.

Caso você queira saber mais sobre a importância de estudar com técnica, recomendo que leia o texto que escrevi sobre isso aqui em A Tribuna, basta clicar aqui.

A sua jornada rumo a aprovação pode ser leve e isso depende muito da sua decisão de torná-la leve.

Recomendo que participe da próxima Semana da Aprovação sem Pressão, pois darei dicas preciosas tanto sobre blindagem emocional quanto sobre técnica de estudos. Essas aulas são totalmente gratuitas, pois meu objetivo é ajudar o máximo de pessoas possível, para se inscrever basta clicar aqui.

Sempre que precisar de auxílio em sua jornada rumo a aprovação, conte comigo!

Nossas redes sociais:

Instagram - @MarthaVergine
Youtube - Martha Vergine
Telegram - Martha Vergine
Facebook - /EuEstudoCerto

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.