EDIÇÃO DIGITAL

Quarta-feira

16 de Outubro de 2019

Eu Estudo Certo

Martha Vergine é delegada de polícia, professora universitária e teacher coach do EU ESTUDO CERTO. Especialista em técnicas de estudo e estratégias emocionais para ajudar pessoas que querem passar mais rápido em provas - como concursos públicos, exame da OAB, vestibulares e ENEM.

A importância de fazer provas anteriores

Você está estudando para concurso e ainda não sabe a importância de resolver questões das provas anteriores?

Cada concurso tem uma banca examinadora, cada uma dessas bancas tem suas peculiaridades, sendo assim, se torna muito importante conhecer o pensamento dessa comissão específica, como por exemplo, os assuntos que costumam ser mais cobrados.

O edital é claro, as matérias que nele estão devem ser estudadas a fundo, mas não podemos negar que alguns assuntos tendem a cair mais que outros, a depender do tipo de instituição organizadora responsável pela elaboração da prova.

Ao resolver questões do concurso específico, sua mente vai desenvolvendo uma facilidade em relação àquelas questões, captando a forma como aquela banca cobra o conteúdo, tendo noção de pontuação e lógica de cada uma.

Além disso, é ótimo para colocar em prática tudo o que você estudou anteriormente, testando seus conhecimentos, ganhando mais confiança para o dia da prova ou caso o resultado não seja positivo, ficando mais atento a alguns pontos.

Vale lembrar também que tal prática ajuda na memorização, já que você força a sua memória para lembrar a matéria estudada para responder as questões e consequentemente revisa a matéria, pois passa por todo o conteúdo estudado.

É importante saber que cada tipo de questão deve ser estudado de uma forma diferente.

As questões objetivas, por exemplo, devem ser corrigidas logo após fazê-las, analisando alternativa por alternativa, para que você veja o porquê as erradas são erradas e as certas são certas.

Isso te ajudará de várias formas, afinal a questão não vai cair igual outra vez, mas sim o assunto nela trazido. Em alguns casos é interessante usar materiais que trazem as questões comentadas por professores ou especialistas.

Lembre-se que as questões dissertativas devem ser também revisadas.

Aprender sobre as técnicas de estudo facilitará o seu avanço. Por isso, aplique.

De nada adianta conhecer o método ideal e não usar no seu dia a dia de estudo.

Continuamos o papo nas redes sociais.

INSTAGRAM @euestudocerto

FACEBOOK @euestudocerto

YOUTUBE /blogeuestudo

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.