A importância de fazer provas anteriores

Por:  -  17/06/19  -  08:40
  Foto: Fonte: Shutterstock

Você está estudando para concurso e ainda não sabe a importância de resolver questões das provas anteriores?


Cada concurso tem uma banca examinadora, cada uma dessas bancas tem suas peculiaridades, sendo assim, se torna muito importante conhecer o pensamento dessa comissão específica, como por exemplo, os assuntos que costumam ser mais cobrados.


O edital é claro, as matérias que nele estão devem ser estudadas a fundo, mas não podemos negar que alguns assuntos tendem a cair mais que outros, a depender do tipo de instituição organizadora responsável pela elaboração da prova.


Ao resolver questões do concurso específico, sua mente vai desenvolvendo uma facilidade em relação àquelas questões, captando a forma como aquela banca cobra o conteúdo, tendo noção de pontuação e lógica de cada uma.


Além disso, é ótimo para colocar em prática tudo o que você estudou anteriormente, testando seus conhecimentos, ganhando mais confiança para o dia da prova ou caso o resultado não seja positivo, ficando mais atento a alguns pontos.


Vale lembrar também que tal prática ajuda na memorização, já que você força a sua memória para lembrar a matéria estudada para responder as questões e consequentemente revisa a matéria, pois passa por todo o conteúdo estudado.


É importante saber que cada tipo de questão deve ser estudado de uma forma diferente.


As questões objetivas, por exemplo, devem ser corrigidas logo após fazê-las, analisando alternativa por alternativa, para que você veja o porquê as erradas são erradas e as certas são certas.


Isso te ajudará de várias formas, afinal a questão não vai cair igual outra vez, mas sim o assunto nela trazido. Em alguns casos é interessante usar materiais que trazem as questões comentadas por professores ou especialistas.


Lembre-se que as questões dissertativas devem ser também revisadas.


Aprender sobre as técnicas de estudo facilitará o seu avanço. Por isso, aplique.


De nada adianta conhecer o método ideal e não usar no seu dia a dia de estudo.


Continuamos o papo nas redes sociais.


INSTAGRAM @euestudocerto


FACEBOOK @euestudocerto


YOUTUBE /blogeuestudo


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter