EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

18 de Agosto de 2019

Eduardo Silva

É Diretor de Jornalismo da TV Tribuna. Além de dirigir a afiliada da Rede Globo na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, é comentarista esportivo da TRI FM.

Opinião: Sérgio Guedes, um técnico de primeira

Quando a campanha é boa, muita gente trabalha e faz parte deste sucesso, mas sem dúvida, o comandante desta bela trajetória da Briosa é o seu treinador

Meus amigos, a Portuguesa Santista terminou em segundo lugar a fase de classificação do Campeonato Paulista da Série A-2 e agora vai enfrentar a Inter de Limeira para continuar sonhando com o acesso à elite do futebol de São Paulo. Quando a campanha é boa, muita gente trabalha e faz parte deste sucesso, mas sem dúvida, o comandante desta bela trajetória da Briosa é o técnico Sérgio Guedes.

Trabalhador, sério, estudioso e muito competente, ele vem construindo uma bela carreira neste meio tão competitivo que é o futebol. Um exemplo é a forma como o time dele se comporta fora de Ulrico Mursa. Sempre procurando o gol. E Sérgio vem conseguindo fazer sucesso sem fazer média, sem marketing pessoal, sem bajular ninguém. E olha que isso não é fácil neste mundo irreal do futebol.  Num meio, onde muitos treinadores aparecem graças aos seus empresários, Sérgio vai na contramão do caminho fácil e oportunista. Ele é bem diferente. O trabalho é seu cartão de visitas.

Ano passado, durante a boa campanha na Série A-3 recebeu vários convites para sair. Preferiu ficar na Portuguesa Santista. Tinha um planejamento ainda mais completo para a Briosa ficar em atividade no segundo semestre. E mesmo sem essa sequência, continuou por aqui, formou uma competente comissão técnica, escolheu os jogadores e agora classificou a Briosa em segundo lugar. Isso com um orçamento muito menor do que os adversários e numa competição tão difícil.

Eu não sei se a Portuguesa Santista vai subir e voltar ao Paulistão, mas é preciso enaltecer quem trabalha, produz e gosta do que faz. E Sérgio Guedes é assim. Um apaixonado pelo futebol. Que vibra e se emociona com os resultados, mas que sofre com tantas coisas erradas deste esporte apaixonante dentro das quatro linhas e nem sempre tão bonito nos bastidores.

Sérgio Guedes merece todo o apoio da torcida da Portuguesa Santista porque formou um time de personalidade, que não se intimida nem fora de casa. E procura o gol em qualquer estádio. Por isso mesmo, o treinador merece o reconhecimento de quem gosta do verdadeiro futebol.

Parabéns, Sérgio. Sou fã de quem trabalha com amor e competência em qualquer atividade. E você, que brilhou como goleiro do Santos, de outras equipes grandes e até da Seleção Brasileira é um exemplo para as novas gerações.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.