EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

13 de Julho de 2020

Eduardo Silva

É Diretor de Jornalismo da TV Tribuna. Além de dirigir a afiliada da Rede Globo na Baixada Santista e no Vale do Ribeira, é comentarista esportivo da TRI FM.

85 anos de glórias

Esta semana, o futebol está em festa. Dois grandes craques do Santos e do futebol brasileiro completam 85 anos de idade: Dorval e Pepe

Esta semana, o futebol está em festa. Dois grandes craques do Santos e do futebol brasileiro completam 85 anos de idade.

E o destino, no caso deles, é tão curioso, que além de serem grandes amigos, de jogarem muito tempo juntos, ainda nasceram na mesma semana.

A única distância que separava os dois era a grande área. Isso mesmo, porque se Dorval Rodrigues brilhava pela ponta-direita, José Macia, o Pepe, o Canhão da Vila, era a estrela da ponta-esquerda. E como não se emocionar com as lembranças desses dois gênios em campo.

O discreto Dorval se transformava quando vestia a camisa 7 do Santos, e Pepe, que sempre foi mais extrovertido, ficava ainda mais à vontade quando colocava o manto sagrado do Santos.

Juntos, eles escreveram as páginas mais lindas do futebol brasileiro, afinal, nenhum time foi tão nacional como aquele Santos de Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Esse ataque dos sonhos encantou primeiro os santistas, depois os paulistanos, deixou os cariocas de boca aberta, e a partir do bicampeonato mundial o Brasil e o mundo se renderam a esses artistas da bola.

Dorval era muito habilidoso. Driblava mesmo quando atacava em velocidade. Ele também era um ponta goleador. Marcou 198 gols, número alto para um jogador da posição.

E se Dorval marcava muito gols, Pepe se considera até hoje o maior artilheiro da história do Santos em todos os tempos. Ele mesmo explica, com o seu habitual bom humor. “Eu marquei 405 gols. Nenhum humano marcou tantas vezes, já que o Pelé veio de outro planeta”.

Nesta semana tão especial para os apaixonados pelo futebol, só nos resta agradecer. Obrigado, Dorval e Pepe. Por tudo que vocês fizeram pelo Santos Futebol Clube, o maior time de futebol de todos os tempos.

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.