Prioridade ao turismo regional

Foi anunciado o lançamento de uma campanha publicitária pelo governo estadual, que inclui a Baixada Santista, para incentivar o turismo para o Estado

Por: Da Redação  -  22/06/19  -  12:01

Apesar de toda a sua potencialidade, a Baixada Santista nunca desenvolveu o turismo da maneira como seria desejado. Durante muito tempo, as praias foram o principal atrativo, trazendo milhares de pessoas nos finais de semana e nas temporadas de verão. Mas é preciso ressaltar que não houve o necessário investimento em turismo profissional, que exige planejamento, investimentos e prioridade.


O veraneio predominou ao longo do tempo, acompanhado do crescimento do mercado imobiliário, com a aquisição da segunda residência na praia, que começou em Santos e São Vicente, e depois se estendeu ao Guarujá, Praia Grande e Litoral Sul, culminando com grandes empreendimentos em Bertioga. A rede hoteleira e a infraestrutura turística não se desenvolveram no mesmo ritmo e proporção, e só recentemente Santos passou a ter um centro de convenções preparado e adequado para receber o chamado turismo de negócios.


Foi anunciado agora o lançamento de uma campanha publicitária pelo governo estadual, que inclui a Baixada Santista, para incentivar o turismo para o Estado, visando torná-lo um dos principais destinos no País. Um vídeo institucional, que começa a ser veiculado neste domingo, mostra cenas de Santos, Guarujá, Bertioga e outros destinos paulistas.


A iniciativa é oportuna. O turismo é, sem dúvida, importante fonte de recursos: gera milhares de empregos, renda, desenvolvimento, e oportunidades para negócios e empreendimentos. O governador João Doria destacou tais pontos ao lançar a campanha, que faz parte do Programa São Paulo Pra Todos, acrescentando ainda as perspectivas que se abrem para valorizar a cultura e as características regionais.


A viabilização do Aeroporto Metropolitano em Guarujá, cada vez mais próxima, é ponto importante nesse esforço. Mas é preciso que o turismo se torne questão fundamental e prioritária para os diversos municípios da região. As praias e o mar sempre serão a principal atração, mas é preciso construir roteiros que despertem novos interesses. O patrimônio histórico e o ecoturismo despontam como áreas a explorar, e o turismo de negócios precisa ser incentivado e promovido.


Para que tudo funcione, as cidades precisam estar preparadas: limpas, cuidadas, notadamente suas praias. O comércio deve se qualificar, oferecendo atendimento diferenciado para os visitantes, nos hotéis, bares, restaurantes e nas lojas de modo geral. É necessário valorizar os aspectos peculiares da região e assim atrair turistas nacionais e internacionais.


A revolução do turismo deve ser desencadeada. É vocação natural da Baixada Santista, nunca explorada como deveria ter sido. Não bastam boas intenções e vontade: é preciso trabalho, dedicação, planejamento e ações objetivas. Se realizadas, o futuro oferece grandes perspectivas para a região.


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