Mais um comediante

Movimento 5 Estrelas, embora confuso ideologicamente, sempre se caracterizou como antissistema e populista

Por: Da Redação  -  23/04/19  -  20:19

Em 2009, o comediante Beppe Grillo fundou uma nova organização na Itália, o Movimento 5 Estrelas (M5S), autodefinido como um "não partido", cuja plataforma era protestar contra a classe política tradicional, além de criticar a condução econômica dos governos italianos até então, e opor-se às diretrizes de austeridade da União Europeia.


As cinco estrelas de seu nome representavam as cinco prioridades do Movimento: água, meio ambiente, mobilidade, conectividade e desenvolvimento. Seu êxito foi impressionante: em 2013, obteve 25,5% dos votos para a Câmara dos Deputados, alcançando 108 cadeiras. Em 2016 conquistou o poder municipal em Roma e Turim.


Em 2018, o M5S foi o partido mais votado individualmente nas eleições gerais (33% do total), com 229 deputados e, aliando-se à Liga Norte, partido de direita, formou o novo governo italiano. Beppe Grillo, entretanto, havia deixado, em 2017, a presidência da legenda fundada por ele, mas fez questão de indicar o sucessor, Luigi di Maio, e deixou claro, à época, que continuaria como fiador ideológico do M5S.


O Movimento 5 Estrelas, embora confuso ideologicamente, sempre se caracterizou como antissistema e populista. Representou, de certa forma, uma das primeiras manifestações políticas de massa nessa direção, que teve continuidade nos anos seguintes em vários países do mundo e que continua em alta.


Na Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, um dos comediantes mais famosos do país, venceu no último domingo o segundo turno das eleições presidenciais. Ele obteve larga vantagem sobre seu oponente, Petro Poroshenko, que disputava a reeleição. Com 73% dos votos, sua vitória é vista como mais um reforço à onda antiestablishment na Europa, e ele se posicionou como um político populista contrário às velhas elites, com promessas de combate à corrupção.


O populismo é a relação direta líder-povo, sem mediações institucionais, caracterizado pelo discurso radical e extremado, sem limites. Ele ganhou enorme força com o descrédito da política tradicional nos últimos tempos, e candidatos que não eram levados a sério, como Zelenskiy, tiveram ascensão rápida e fulminante. Os riscos estão na superficialidade das propostas, na inexperiência política e administrativa, e na precipitação das decisões.


Respostas imediatas às demandas populares é outro elemento de preocupação nos governos populistas. Não se trata de preconceito com a renovação política, muito menos com nomes fora do cenário tradicional, como artistas. Arnold Schwarzenegger, ator de Hollywood, foi governador da Califórnia entre 2003 e 2011, e destacou-se no cargo, reconhecido internacionalmente. Espera-se agora que Zelenskiy possa distanciar-se do populismo fácil e irresponsável, e pacificar a Ucrânia. Esse é o grande desafio que terá à frente.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter