Atenção à Black Friday

Não há dúvida que a ocasião já pode ser considerada data expressiva para o comércio, que deve aumentar cada vez mais

Por: Da Redação  -  29/11/19  -  12:00
Atualizado em 29/11/19 - 12:13

Acontece hoje, em todo o Brasil, o tradicional dia de compras, o Black Friday. Originário dos Estados Unidos, ele aconteceu pela primeira vez no País em 2010, reunindo apenas 50 lojas de varejo, com vendas exclusivamente on-line, mas teve forte desenvolvimento nos anos seguintes. Em 2014, segundo a consultoria E-Bit, a data gerou R$ 1,2 bilhão em vendas somente na internet, consolidando assim a Black Friday importante data para o comercio on-line. Em 2016, as vendas chegaram a R$ 2,1 bilhões, com crescimento de 17% em relação ao ano anterior. 


Há variações nas expectativas de aumento neste ano, que vão de 7,5% a 10,5%. Considerado apenas o comércio eletrônico, as projeções são mais otimistas, chegando a 19%, enquanto o faturamento total pode superar R$ 3,1 bilhões. As ofertas são acompanhadas com atenção pelo consumidor brasileiro: pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva mostrou que 83% da população pretende comprar algum produto nesta Black Friday. Isso significa que 130 milhões de adultos podem ir às compras hoje, o equivalente à população do México. 


Vale destacar ainda que são as classes D e E as que mostram maior interesse pela data - a intenção de comprar entre elas chega a 88% - superando a classe C (86%) e as classes A e B (77%). Produtos eletrônicos e eletrodomésticos são os mais desejados pelos consumidores, mas são citados também celulares e até móveis. A pesquisa mostrou ainda que a maior parte das pessoas não está mais desconfiada em relação às promoções e descontos anunciados: sete entre cada dez consumidores das classes D e E acreditam que vale a pena esperar pelos descontos da megapromoção. 


A Black Friday é evento importante e válido. Permite que o varejo ofereça produtos com descontos, principalmente aqueles "encalhados", cuja venda é mais difícil. Neste ano, as lojas chegam à promoção com estoque mais enxuto, e cálculos mostram que as dez maiores varejistas do País chegaram ao final de setembro com R$ 27,2 bilhões em mercadorias paradas, apenas 5% superior ao apurado na mesma data do ano passado.  


A megapromoção, na medida em que as vendas crescem bastante, permite ainda que as lojas aumentem seu faturamento, ganhando menos nas vendas individuais, mas isso acaba compensado - e superado - pelo resultado total. O consumidor deve, entretanto, estar atento aos preços, e principalmente não se deixar levar pelo impulso das compras, realizando aquisições que, mesmo vantajosas do ponto de vista financeiro, podem comprometer seu orçamento futuro.  


Embora concentrado em parte do varejo no País - pesquisas mostram que só 20% dele participe, cerca de 930 mil sites e pouco mais de 4 milhões de lojas - não há dúvida que a Black Friday já pode ser considerada data expressiva para o comércio, que deve aumentar cada vez mais.  


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