A importância da entrada de Santos

Obras compreende conjunto de ações como novos viadutos, obras de drenagem que vão diminuir os alagamentos na região, asfaltamento de ruas na Zona Noroeste, corredores de ônibus e ciclovias

Por: Da Redação  -  30/11/19  -  20:01

Estão bastante adiantadas as obras da nova entrada de Santos. Trata-se de importante intervenção viária, reclamada há muito tempo, e que compreende um conjunto de ações: novos viadutos, obras de drenagem que vão diminuir os alagamentos na região, asfaltamento de ruas na Zona Noroeste, corredores de ônibus e ciclovias.


É importante destacar a articulação que envolveu o governo municipal e o estadual, que assumiram responsabilidades no projeto. No caso do Estado, as obras, a cargo da concessionária Ecovias, se desenvolvem na Via Anchieta, com remodelação total entre os km 59 e 65, compreendendo reestruturação do sistema de drenagem ao longo da rodovia, novo sistema viário no trecho, com marginais nas duas pistas, e a construção de três viadutos e duas passarelas, além de ciclovia entre os km 60 e 65, ligando o bairro do Casqueiro e a Vila dos Pescadores à malha cicloviária de Santos.


As obras têm sido realizadas em ritmo intenso. Elas causaram problemas no trânsito, como é natural em intervenções desse tipo, mas o saldo positivo compensa as atuais dificuldades. Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) no final de outubro revelou que, apesar das dificuldades causadas pelas obras (59,8% dos entrevistados reclamaram dos transtornos provocados, embora 24,4% tenham respondido que tais transtornos foram menores do que o esperado), 94,5% aprovam sua execução. A melhoria na circulação viária para carros, ônibus e bicicletas foi destacada por cerca de 90% dos entrevistados, e 88,2% consideram que as obras irão contribuir para o desenvolvimento da cidade.


Hoje, com a presença do vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, será entregue ao tráfego o viaduto que dá acesso à Avenida Nossa Senhora de Fátima para veículos que vêm da Avenida Martins Fontes, eliminando o semáforo no acesso à entrada da cidade. Enquanto isso, as demais obras seguem em ritmo acelerado e é importante destacar que seu prazo final será abreviado, permitindo a entrega total antes do que era esperado.


Isso é muito positivo e demonstra a prioridade e o empenho que têm existido na realização das obras, tanto aquelas a cargo do município como as de responsabilidade do Estado. A lamentar apenas que as obras federais, como o novo viaduto de acesso ao Porto, a cargo da Codesp, ainda não tenham tido solução até agora, ficando uma lacuna no conjunto de obras, que exige ser resolvida de modo efetivo.


A inauguração do viaduto de acesso à Zona Noroeste é extremamente importante. É uma oportunidade de celebrar a parceria Município-Estado e a presença do vice-governador Rodrigo Garcia confirma o tratamento sério e responsável do governo estadual com a Baixada Santista, com a certeza que as boas relações prossigam em beneficio da população santista.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter