O que significa a invalidez

A incapacidade do exercício de uma atividade que lhe garanta a subsistência é a definição da lei previdenciária para a invalidez.

Por: Sergio Pardal Freudenthal  -  17/10/19  -  11:00

A "Revisão de Benefícios por Incapacidade!, "pente fino" segundo o atual desgoverno, ou "arrastão pericial" segundo este colunista, definiu que a invalidez, incapacidade para o trabalho, nunca seria permanente, admitindo sempre uma perícia médica recolocando o inválido no mercado de trabalho. Na prática, o que está acontecendo é vergonhoso, têm sido cancelados benefícios de trabalhadores que não terão qualquer condição de retornar à atividade laboral.


Aparecem sempre alguns especialistas afirmando que o trabalhador brasileiro "adora" se aposentar por invalidez, afinal, "quem não conhece algum vagabundo que se diverte aposentado por invalidez". É uma pena que alguém ainda pense assim.


A invalidez representa todas as perdas que um trabalhador pode sofrer. Além da violência que sofrem com as perícias médicas, o aposentado por invalidez não tem qualquer crédito, classificado enquanto incapacitado para qualquer trabalho remunerado. E isto não significa que deve ser visualmente inválido. Estando incapacitado para alguma atividade que lhe possa garantir a subsistência, está inválido, incapaz para o trabalho, e, sendo segurado, tem direito à aposentadoria.


A lei também dispõe o acréscimo de 25% nas aposentadorias quando o inválido necessita de acompanhamento permanente de outra pessoa, o que se denomina a grande invalidez, ou a invalidez social. Portanto, é possível estar incapacitado para o trabalho sem que sua aparência demonstre exatamente a invalidez.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter