Governo quer aprovar Reforma da Previdência sem contar suas razões

Decretando sigilo sobre seus estudos, o governo demonstra a inviabilidade da PEC 006/2019.

Por:  -  22/04/19  -  11:00

O Ministério da Economia decretou sigilo sobre os estudos "técnicos" que teriam embasado a PEC 006/2019. É difícil acreditar na notícia: querem aprovar sua proposta de reforma previdenciária sem contar para ninguém as razões.


Além de ofender a Lei de Acesso à Informação, ofende também os mais elementares princípios democráticos. Fica cada vez mais difícil a aceitação da PEC 006/2019, com a desconstitucionalização das normas previdenciárias; um enorme "saco de maldades" nas regras de transição, especialmente contra os mais pobres; e uma "nova previdência" com um regime de capitalização que já provou em 30 países a sua inviabilidade, gerando apenas lucros para os grandes bancos.


Este colunista acha que o "sigilo" imposto deve ser prova de alguma vergonha, porque a PEC 006/2019 não tem qualquer defesa. Com certeza os "estudos técnicos" ocultos nada têm de científicos. Governo que quer alterar a Constituição Federal tem que apresentar suas razões e defendê-las.


O que realmente embasa a proposta governamental é um infeliz compromisso com as grandes instituições financeiras multinacionais, desprezando quaisquer garantias sociais construídas na democratização do país.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter