Fiquem em casa!

O mundo parou em razão da peste, alguns cidadãos em condições caóticas

Por: Sergio Pardal Freudenthal  -  23/03/20  -  10:05

Dois milhões de processos aguardando no INSS, o arrastão pericial e analítico retirando a garantia de sobrevivência de um exército de incapazes, uma reforma da Previdência Social tão perversa que nem os computados da Dataprev quiseram entender, e, nessas condições, tudo deve parar. A ordem é fiquem em casa.


Tudo bem, esse colunista e advogado fechou o seu escritório por pelo menos 30 dias, e escreve estas poucas linhas em sua residência. Os prazos processuais estão suspensos, mas, para muita gente, ao invés de alívio, isso representa o desespero. O INSS anuncia que atenderá pela internet, mas quem milita na área sabe o que se pode esperar.


Corretas todas as restrições, o isolamento social; o direito individual, até mesmo o de ir e vir, não se sobrepõe às necessidades da sociedade, às garantias do coletivo. Porém, mais justo seria se a sociedade garantisse a todos as condições de “ficar em casa”.


Temos uma economia em frangalhos, com reformas trabalhista e previdenciária que só pioraram para os trabalhadores, fomentando a “uberização” das relações capital e trabalho. Logo, não temos muitas reservas para queimar, e ainda com um desgoverno federal sem qualquer confiabilidade.


Provavelmente pelos próximos três meses prosseguirá o isolamento social, especialmente para os grupos de riscos, como os idosos e inválidos. E sentiremos, todos nós, o que foi o desmonte da estrutura social do Estado, principalmente a partir do golpe de 2016, tanto na Previdência Social quanto na Saúde.


A luta continua, com o isolamento social e a resistência à peste, mas os resultados serão com certeza assustadores.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter