Dia Internacional dos Trabalhadores

A redução dos Direitos Sociais acontece em quase todo mundo.

Por:  -  02/05/19  -  11:00

Manifestações em todo o mundo demonstraram o inconformismo dos trabalhadores em seu Dia Internacional. Com mais ou menos violência, reclamaram a manutenção de seus direitos, que têm sido, com maior ou menor intensidade, reduzidos ou revogados.


O saudoso mestre Anníbal Fernandes nos ensinou que o Direito Social é fruto das contradições, conquista dos trabalhadores com muito esforço, suor e sangue. O Estado do Bem-Estar Social, resultado de muitas lutas, vem sendo abominado e reduzido com as políticas neoliberais.


Aqui, em nosso Brasil, a palavra de ordem de todas as centrais sindicais é "Nenhum Direito a Menos", e a rejeição à PEC 006/2019, reforma da Previdência Social, unificou as manifestações deste 1º de Maio.


As reformas da legislação trabalhista e as ofensivas contra o movimento sindical demonstraram a necessidade de unidade na luta, de resistência aos desmandos, mentiras e retrocessos. O Direito Social, englobando, entre outros, o Trabalhista e o Previdenciário, representa garantia aos trabalhadores e demais hipossuficientes. É a prevenção ao caos social.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter