2019 foi um ano muito ruim

As reformas trabalhista e previdenciária reduziram substancialmente os direitos dos trabalhadores, sem nenhum retorno efetivo na economia nacional.

Por: Sergio Pardal Freudenthal  -  30/12/19  -  09:00

Com certeza 2019 não foi um ano muito bom para os trabalhadores. Um desgoverno atacando princípios democráticos e apoiando a informalidade nas relações de trabalho. As reformas trabalhista e previdenciária só pioram o nosso sistema de Previdência Social. Apenas o crescimento econômico com relações de trabalho formais, contratos, seja emprego ou prestação de serviços, garante o Seguro Social.


Esse colunista já disse que a tecnocracia confunde propositalmente o empreendedorismo com contapropismo. Empreendedor é aquele que monta sua empresa, paga impostos e até emprega trabalhadores, e não simplesmente o que trabalha por conta própria. Inclusive porque este último não será convencido a contribuir para a Previdência.


Sobre a Emenda Constitucional 103/2019, reforma da Previdência, falamos bastante durante este ano. Foi muito ruim para os trabalhadores e para a economia nacional, mas podia ter sido muito pior.


A pretensão original era o fim imediato do nosso sistema previdenciário. A capitalização pretendida é exatamente o que causa o caos social presente atualmente no Chile. Com tal absurdo quem ganharia seriam apenas os bancos e instituições financeiras.


Enfim, encerra-se um ano difícil. Que 2020 seja um ano de esperança. De lutas e resistência, mas que permita a esperança de um mundo melhor e mais justo. Boas Festas para todos!


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter