Quatro dicas para compartilhar conhecimento

Ter uma boa comunicação potencializa todas as nossas outras competências

Por: Cida Coelho  -  17/10/19  -  23:31
Atualizado em 17/10/19 - 23:41
Ter uma boa comunicação potencializa todas as nossas outras competências
Ter uma boa comunicação potencializa todas as nossas outras competências   Foto: Imagem ilustrativa/John Schnobrich/Unsplash

Até bem pouco tempo atrás, ter conhecimentos técnicos atualizados era suficiente para ser um profissional bem sucedido. Médicos, engenheiros, dentistas... Bastava ter cursado uma boa faculdade,  manter-se atualizado com cursos de pós-graduação e preservar como um bem precioso, todas as informações técnicas adquiridas. O prestigio era apenas uma questão de tempo, e dependia muito pouco de aspectos pessoais do profissional.


Hoje a informação se socializou. O acesso a tecnologia de ponta além de rápido e fácil é disponível a todos. Aos profissionais e aos clientes. Ter a posse do conhecimento não garante o sucesso profissional.  O que faz a diferença é a agilidade com que processamos todo esse conhecimento e, sobretudo a forma como expressamos/apresentamos  o nosso ponto de vista a respeito desse conhecimento disponível.


No caso de  profissionais que lidam diretamente com clientes, o momento inicial  passa a ter um valor enorme. É nesse momento que se pode construir uma imagem pessoal e profissional positiva, que se pode transmitir credibilidade e estabelecer uma relação de confiança. Em outras palavras, é nesse momento que temos que ter habilidade comunicativa para apresentar a nossa proposta de abordagem e mostrar ao cliente que ele fez a melhor escolha.


Nesse sentido a comunicação humana, ferramenta tão antiga e tão importante, torna-se fundamental.  Uma comunicação eficiente permite mudar o pensamento e o comportamento do nosso cliente. Algumas regrinhas simples podem auxiliá-lo nesse momento:


Olhe nos olhos do seu interlocutor enquanto fala: Isso favorece a abertura de outros canais comunicativos, pois transmite segurança e facilita a empatia.


Cuide do tom de voz: Encontrar a sintonia ideal de voz é a chave para tocarmos nossos clientes. E esse “toque” deve ser firme, mas não invasivo. Fique atento, pois alguns tipos de vozes podem ter um impacto positivo e outros,  negativo. Vozes graves, por exemplo, costumam transmitir seriedade, compromisso, conhecimento e segurança. Já as vozes agudas são comumente relacionadas a infantilidade, imaturidade e despreparo. Vozes muito fortes podem intimidar o cliente, mas vozes fracas demais podem transmitir insegurança. Falar lento demais pode gerar desinteresse e falar rápido demais pode transmitir excessiva ansiedade. Procure ouvir-se de maneira criteriosa, avalie o impacto que sua voz tem causado em seus interlocutores e encontre o tom que lhe parece o mais confortavel e natural.


Lembre-se de  articular bem as palavras: A dicção tende a ficar mais travada sob stress ou ansiedade. Isso pode impactar negativamente. Antes de falar, abra e feche a boca vigorosamente, procurando alongar bem a musculatura labial e facial. Faça movimentos rotatórios com a língua em volta dos dentes, de modo a alongar tambem os grupos musculares da língua. Quando começar a falar, lembre-se que para que as palavras possam se projetar para o ambiente, é preciso que a boca libere espaço para que isso aconteça. Portanto, aproveite a movimentação naturalmente necessária para a produção de cada som da fala, para abrir espaço para que suas palavras saiam de sua boca bem articuladas.


Simplifique tudo o que puder: Planeje sua fala, escolha um recado principal e não divague. Assim como em outras áreas da vida, na comunicação, menos é mais. Selecione no  máximo 3 argumentos para  demonstrar a relevância do seu assunto... Ainda que tenha outras informações importantes, guarde-as para uma outra oportunidade. Fica mais fácil enxergar a relevância quando não há muito ruído de comunicação.


E lembre-se: o dom natural e inato da comunicação é privilegio de poucos. A grande maioria dos bons comunicadores precisou se expor, se exercitar e treinar muito, até atingir um padrão de comunicação eficiente. Isso requer esforço e dedicação, mas os resultados compensam! Afinal, ter uma boa comunicação potencializa todas as nossas outras competências. Boa sorte!


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