EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

3 de Julho de 2020

Cida Coelho

É fonoaudióloga formada pela PUCSP, especialista em Voz com larga experiência na preparação de repórteres e apresentadores de televisão. Atua como consultora em Comunicação Humana ministrando palestras e treinamentos individuais para profissionais liberais, empresários, políticos, atletas profissionais, executivos e equipes de liderança. É palestrante de Media Training para porta-vozes de empresas e atua como consultora da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo em Santos, desde 1995. Acumulando os títulos de mestre e doutora, Cida também foi professora universitária durante 25 anos.

Introvertido ou extrovertido: Descubra qual seu modo de funcionamento

A maneira como nos comunicamos depende muito do nosso modo de funcionamento.

A maneira como nos comunicamos depende muito do nosso modo de funcionamento. Susan Cain, em seu livro “O poder dos quietos” define muito bem esse “modo de funcionamento”  quando conceitua e classifica introvertidos e extrovertidos.

De forma simplificada, podemos dizer que ambos os perfis diferem quanto: à quantidade de estímulo externo que precisam para funcionar bem,  à maneira como gostam de trabalhar e à maneira como recarregam suas baterias. 

Introvertidos, por exemplo, gostam de poucos estímulos externos e são mais atraídos pela vida interna. Já para os extrovertidos, quanto mais estímulo, melhor. Eles são atraídos pela vida ao seu entorno, pelas outras pessoas e pelas atividades com elas. No campo profissional, introvertidos gostam de trabalhos onde possam estar mais focados e sozinhos, preferindo mais os trabalhos solo aos em grupo. Já os extrovertidos, sem sombra de duvidas, gostam do contato com outras pessoas e de trabalhar em grupo. Quando precisam recarregar as baterias, introvertidos gostam de ficar sozinhos ou com poucas pessoas, enquanto os extrovertidos procuram outras pessoas pra compartilhar momentos em grupo. 

Mas é importante compreender que ser introvertido é diferente de ser tímido. A timidez não é um traço de personalidade, não tem a ver com o “modo de funcionamento”. A timidez está relacionada com o medo de se expor pelo receio da avaliação que os outros farão. Portanto, a timidez pode estar presente tanto entre introvertidos quanto entre os extrovertidos. Assim,  é possível encontrar Introvertidos tímidos, Introvertidos não tímidos, Extrovertidos tímidos, Extrovertidos não tímidos e até mesmo ambivertidos. Nessa ultima categoria estão aqueles que se encontram no meio do caminho, entre introvertidos e extrovertidos. São aqueles que se adaptam facilmente às demandas externas, podendo conviver socialmente sem problema algum, e que ao mesmo tempo,  gostam de recarregar as energias estando sozinhos. 

Em seu livro, Susan Cain propõe um teste simples, o qual eu transcrevo agora pra você identificar qual seu modo de funcionamento:

Se você ainda não tem certeza de onde se encaixa no espectro introvertido-extrovertido, pode descobrir aqui. Responda a cada questão com um “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) escolhendo a resposta que lhe é mais frequente:

___Prefiro conversas individuais a atividades em grupo

___Geralmente prefiro me expressar por escrito

___Gosto da solidão

___Pareço me importar menos que meus colegas com fama, fortuna e status.

___Não gosto de jogar conversa fora, mas gosto de tópicos profundos que importam para mim

___As vezes dizem que sou um bom ouvinte

___Não gosto muito de correr riscos

___Gosto de trabalhos que me permitam “mergulhar” com poucas interrupções

___Gosto de celebrar aniversários de maneira reservada, com apenas um ou dois amigos e familiares.

___As pessoas me definem como alguém de “fala mansa” ou “meigo”

___Prefiro não mostrar meu trabalho ou discutir sobre ele com os outros até ter terminado

___Não gosto de conflitos

___Trabalho melhor sozinho

___Tendo a pensar antes de falar

___Sinto-me exaurido depois de estar em público, mesmo que tenha me divertido.

___Às vezes deixo ligações caírem na caixa postal

___Se tivesse que escolher, preferiria passar um fim de semana com absolutamente nada para fazer a um com muitas coisas programadas.

___Não gosto de fazer muitas coisas ao mesmo tempo

___Consigo me concentrar com facilidade

___Em situações de sala de aula, prefiro palestras a seminários.

Se você respondeu Verdadeiro para a 10 ou mais itens, você provavelmente é um introvertido. Se, ao contrario respondeu Falso para 10 ou mais itens, você deve ser um extrovertido. Porém, se houve um empate, e você teve igualmente 10 Falsos e 10 Verdadeiros, então, você provavelmente é um Ambivertido.

Não existe um modo de funcionamento certo ou errado. Existe o melhor jeito de lidarmos com o nosso próprio modo. Conhecendo e respeitando nosso modo de funcionamento, tiramos o melhor de nós mesmos. E o mundo agradece, pois precisamos, igualmente, dos talentos de introvertidos e extrovertidos.

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.