Como acertar na produção de vídeos para as redes sociais

Vencida a barreira da vergonha, temos que enfrentar a questão técnica. A qualidade de um vídeo ajuda muito no engajamento. Ela pode atrair ou afastar nosso público

Por: Cida Coelho  -  29/09/20  -  12:55
Atualizado em 29/09/20 - 13:16
Cabe perguntar: você aproveita para contemplar o momento ou prefere clicar uma cena?
Cabe perguntar: você aproveita para contemplar o momento ou prefere clicar uma cena?   Foto: Lakruwan Wanniarachchi / AFP

Estar presente nas redes sociais de forma positiva e compatível com nossa atuação profissional é sempre um desafio. Divulgar conteúdo de qualidade por meio de vídeos é um desafio ainda maior. Principalmente, quando temos a informação de que mais de 90% dos internautas brasileiros preferem consumir vídeos online; que o tráfego gerado pelos resultados dos mecanismos de busca mais que dobra; enfim, que um vídeo fala mais e melhor praticamente, todos os publicos alvos.


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Todas essas informações juntas formam um escudo, sob o qual nos escondemos e adiamos a tarefa de gravar um vídeo. Afinal, produzir um vídeo para as redes sociais envolve coragem, dedicação, investimento de tempo e muito treino. Falamos sobre isso há algumas semanas...


Vencida a barreira da vergonha, temos ainda que enfrentar a questão técnica. A qualidade de um vídeo ajuda muito no engajamento. Ela pode atrair ou afastar nosso público.


Recentemente, conversei com Fabio Cappellini, produtor e diretor de conteúdo audiovisual. Com experiência de mais de trinta anos nessa área, ele nos brinda com muito mais do que dicas de roteiro, áudio e iluminação. Ele nos propõe uma reflexão sobre nossa responsabilidade com o que produzimos e publicamos, e ainda, sobre nosso papel para orientar as crianças a fazerem o mesmo. Acompanhe os principais momentos da entrevista:.


Você costuma falar da responsabilidade com o que produzimos e publicamos? Explica melhor isso.


A Comunicação Social, por fundamento, envolve a transmissão de uma mensagem para uma grande massa. Mesmo que essa mensagem seja recebida por somente uma pessoa, todo planejamento e responsabilidade deve existir na hora de formularmos essa comunicação. No dia a dia já praticamos isso de forma automática. Ao pensarmos, antes de falar, estamos planejando a nossa comunicação.
Na comunicação social, como profissão, tomamos esse cuidado em todas as áreas. No audiovisual, além da estratégia sobre o conteúdo do que vamos gravar e posteriormente publicar, usamos o roteiro como ferramenta para nos guiar na gravação e edição.


A Comunicação Social hoje está na vida de todos nós. Você acredita que até mesmo as crianças deveriam ter conhecimento disso?


A Comunicação faz parte da nossa vida desde que nascemos. O nosso choro, como bebe, ao nascer, é a primeira mensagem que enviamos. Depois, os sons, gestos, falas e todo tipo de atitude que nos leva a estabelecer uma relação com outra ou várias pessoas. Porém, isso sempre foi feito de forma intuitiva e, quase sempre, sem o uso de ferramentas tecnológicas. Hoje, na era do digital e com a ferramenta mobile, esse pequeno computador que usamos na mão e que está longe de ser somente um telefone celular, temos um poderoso equipamento de comunicação de massa. Ele nos permite escrever, gravar áudio e vídeo, editar o conteúdo, publicar para que o mundo todo veja e ainda receber conteúdo de qualquer lugar. Somos, individualmente, um jornal, uma revista, uma emissora de TV, uma rádio. O que mais preocupa é que essa ferramenta já está sendo usada por crianças e adolescentes de uma forma comum. Acredito que essa é uma realidade e que não deve ser mudada. Mas para isso é importante que noções fundamentais de comunicação social, que aprendemos numa faculdade como ofício, como técnicas profissionais, sejam dadas na base da escolarização. A disciplina “comunicação social” deve existir na formação de base de uma criança, para que ela possa ter o real conhecimento e responsabilidade sobre o uso dessa ferramenta.


O que pensar antes de começar a produção de um vídeo para as redes sociais? Áudio, imagem, iluminação, algo mais? Som ou imagem é mais importante?


O importante é pensar. Não dá para gravar um vídeo sem antes pensar no que vai ser dito e como isso será feito. Na audiovisual, como o próprio nome diz, devemos pensar no áudio e vídeo com a mesma importância. Arrisco dizer que o áudio é muito mais importante que o vídeo e que, quase sempre, não damos a devida importância para ele. Faça esse teste: Ligue a TV, ou mesmo um vídeo no celular. Se você tiver uma imagem perfeita e o áudio ruim, com certeza você não conseguirá assistir tudo. Com o áudio bom e o vídeo ruim, até mesmo completamente travado, você conseguirá assistir e receber a mensagem. Diante disso, se preocupe e gravar num ambiente sem ruídos e que o seu áudio, ou o áudio principal da sua produção, seja bem captado pelo microfone que você vai usar, seja ele qual for.


Com relação ao vídeo, o que uma câmera capta não é imagem. Desde o início desse maravilhoso processo de registro de imagens, o que uma câmera capta é a luz. Se não tem luz, não tem imagem. Na fotografia, no cinema e no vídeo precisamos da luz para registrar uma imagem. Diante disso, ao gravar seu vídeo, procure uma área com uma boa iluminação. Os cuidados devem ser no posicionamento da luz e, principalmente, da sombra. Lembre-se que a sombra é natural e querer elimina-la é um grande erro. Se tem luz, tem sombra. Posicione a sua iluminação, ou se posicione diante de uma luz natural, de forma que ele fique harmoniosa dentro da imagem.
Para isso, planeje e teste muito. Os seus olhos são a sua referência.


Tudo começa com uma ideia?


Sim. Esse é o ponto de partida. Qualquer ideia, boa ou não (se é que isso existe) se bem executada, se tornará uma boa produção audiovisual.


Quais os recursos mínimos para uma produção legal de vídeos para as redes?
Nos dias de hoje, um aparelho mobile – o conhecido telefone celular é mais do que suficiente para uma produção. Nele, através de aplicativos diversos, podemos gravar, editar, tratar cor, publicar e fazer tudo que uma estrutura profissional de produção audiovisual faz. O importante é ter o conhecimento mínimo de alguns fundamentos de produção, para poder explorar bem as ferramentas.
Vale o improviso ou é melhor roteirizar?


Sempre roteirizar. O improviso até acontecerá, mas dentro do roteiro e planejamento inicial. Por exemplo, o improviso pode aparecer para contornar situações inesperadas que aparecem no decorrer da produção. É importante estudo e conhecimento para usar o improviso de forma a corrigir o complementar uma ação


O que é um roteiro? Ele é mesmo importante?


O roteiro é a parte mais importante de uma produção. É nele que realizamos o vídeo no papel e planejamos toda a produção. Parta da ideia e coloque essa ideia no papel. Daí, nasce o seu roteiro e, quando for gravar, tudo será mais fácil e objetivo.


O que deve ter no roteiro? Alguma dica?


Como o nome já diz é uma produção audiovisual. Pense em áudio e vídeo separado.
Como é a imagem¿O que acontece nela. Quais os movimentos da câmera, a ação que acontece na cena. Descreva isso. Como será o áudio, nessa imagem¿ Quais as falas, ruídos, trilhas sonoras¿ Descreva isso, ligando a imagem. Essa á a base de um roteiro.


O que deve ter um vídeo para que ele facilite a aproximação com o internauta?


Uma comunicação direta com uma pessoa. Essa á a base da comunicação. Não fale com uma grande massa. Fale com uma pessoa, como se fosse uma ligação de vídeo. Isso fará com que a pessoa do outro lado se sinta próxima de você, mesmo que você não saiba quem está assistindo. Alias, vale muito apesquisa sobre quem vai receber a comunicação que estamos enviando . Isso servirápara a composição da ideia e das ações que vamos colocar nessa ideia. Além disso, fará com que a pessoa que recebe essa comunicação se identifique com o que você está falando.


A lógica é a mesma para postar vídeos para o youtube ou para as redes?


O Youtube é um buscador. Umabiblioteca de vídeos. Seu vídeo será eternizado para que pessoas, através das ferramentas de busca, encontre-o e possa assisti-lo em qualquer tempo ou lugar. A rede social funciona com time-lines que publicam o seu vídeo para as pessoas naquele momento e, depois, se perdem na própria time-line. Não que você não possa assisti-lo, depois. Mas não é um comportamento comum ficarmos buscando conteúdos antigos nas redes sociais. As redes vivem das novidades. Eu diria que o Youtube é a Netflix e as Redes são as TVs.


Qual é o tamanho ideal do vídeo? Como é o tempo de atenção das pessoas para assistirem um vídeo? Vcs levam isso em consideração?


Não existe tamanho ideal. O que deve, sempre ser levado em consideração é a estrutura e conteúdo do seu vídeo, para que ele tenha uma narrativa, uma construção, com uma dinâmica interessante e que possa prender a atenção de quem está assistindo. Isso deve ser muito estudado, pois uma estratégia errada vai derrubar a sua produção.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
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