Afeto virtual também libera oxitocina

Construa seu abraço virtual com palavras de afeto, que expressem realmente o seu sentimento pela outra pessoa. Não basta amar, é preciso fazer o outro se sentir amado.

Por: Cida Coelho  -  27/03/20  -  13:07
Atualizado em 19/04/21 - 18:31
 Guja dos gifs e emojis de abraços virtuais prontos
Guja dos gifs e emojis de abraços virtuais prontos   Foto: Reprodução/Youtube

Dopamina, serotonina, oxitocina e endorfina.Não foi à toa que esse quarteto recebeu o título de “quarteto da felicidade”. Cada uma dessas substâncias químicas presentes em nosso cérebro são, de alguma forma, responsáveis por nosso bem estar e indiretamente reforçam nosso sistema imunológico. Hoje vamos falar da OXITOCINA.


A oxitocina já foi apelidada de “hormônio dos vínculos emocionais”ou “hormônio do abraço. Não por acaso. Suzana Herculano-Houzel, neurocientista, afirma quea experiência do amor pelo nosso cérebro depende fortemente desse hormônio. Ter por perto as pessoas que amamos ativa nosso sistema de recompensa, traz sensações de prazer, de felicidade e de bem estar. Segundo a pesquisadora, abraços amorosos tem o poder de nos deixar menos temerosos e desconfiados, e dispostos a baixar a guarda.


Sentir-se amado é um grande ansiolítico e, portanto, um grande aliado nesse desafio de manter nossa sanidade mental nesse momento. O medo, ao contrário, inibe a liberação de oxitocina. Nosso desafio agora é encontrar a melhor forma de comunicarmos e expressarmos nosso apreço pelas pessoas que amamos.


Que saudade do caminho mais fácil!Que saudade dos tempos em que poderíamos abraçar e beijar presencialmente todos os que amamos. Estamos todos tão necessitados dessas sensações prazerosas! Mas, a boa notícia é que, mesmo em tempos de quarentena, é possível demonstrar afeto e demonstração virtual de afeto também vale!


Um telefonema ou uma mensagem para a pessoa certa, e na hora certa, valem muito. Mas o segredo é não iniciar a conversa com o tradicional: "Tudo bem?" Por que não inovar e tentar sair do óbvio com um: “Tenho pensado em você, posso te ajudar de alguma forma nesse momento?” Frases desse tipo funcionam como um presente nessa hora. Receber esse tipo de atenção e cuidado gera respostas hormonais muito saudáveis. Diminui instantaneamente o nível do cortisol no sangue.


Além da atenção, podemos oferecer apoio moral e mesmo material. Tudo o que ajude a demonstrar que incluímos aquela pessoa nos nossos laços de afeto fará um bem enorme. Mas fuja dos gifs e emojis de abraços virtuais prontos. Construa seu abraço virtual com palavras de afeto, que expressem realmente o seu sentimento pela outra pessoa.


Não basta amar, é preciso fazer o outro se sentir amado. É um círculo virtuoso:Se você me trata bem, meu cérebro sintetiza oxitocina e me motivará a tratar bem você também. E isso é comunicação na sua mais pura essência.


Estamos num ótimo momento para dar e receber oxitocina, praticando a transparência e a empatia. Portanto, vamos juntos comunicar e expressar nosso afeto nas pequenas ações do nosso dia a dia nesse compulsório isolamento social, que certamente nos tornará pessoas melhores.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter