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Sábado

16 de Novembro de 2019

Ângela Cotrofe

É neuropsicopedagoga.

Transtornos de aprendizagem

São distintos e existem de modo independente, entretanto pode ocorrer a convivência de dois ou mais diagnósticos, em porcentagens baixas ao observarem-se os casos

As evidências epidemiológicas, neuropsicológicas e genéticas e indicativas de que o TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE ( T.D.A.H.) e os Transtornos de Aprendizagem são distintos e existem de modo independente, entretanto pode ocorrer a convivência de dois ou mais diagnósticos, em porcentagens baixas ao observarem-se os casos.

Um exemplo dessa condição seria a diferença entre desatenção que ocorre na dislexia e no T.D.A.H. A falta de atenção na dislexia não é simplesmente pelo déficit atentivo, e, sim, pela dificuldade na interpretação dos símbolos. O prejuízo ocorre somente em atividades dependentes da leitura.

Já no T.D. A.H., as atividades da leitura estão preservadas, enquanto houver a possibilidade de manter a atenção sustentada. Ao esgotar - se essa possibilidade, haverá queda de rendimento em todas as atividades. Outro transtorno comumente envolvido com alguma dificuldade na aprendizagem, e com grandes prejuízos sociais, é a Síndrome de Asperger. Pela visão clássica, não há prejuízo linguístico, ao contrário da visão atual, que considera as competências sociais linguísticas e cognitivas. Isso pode explicar o insucesso destas pessoas na tentativa de comunicação e nas questões escolares.

Por fim, a questão fundamenta da avaliação e tratamento premeia o conhecimento integrado ao desenvolvimento infantil nas múltiplas áreas da saúde e da educação.

Para completar o assunto de hoje, quero citar a falta de motivação e iniciativa, lentidão no trabalho, inquietação excessiva, baixa participação em atividades grupais ou liderança negativa, como sendo sintomas comuns de uma série de transtornos e de dificuldade de aprendizagem.

Alunos com problemas de disciplina e de aprendizagem costuma gerar angústia no professor e atrapalhar o andamento da sala de aula.

Finalizando o objetivo da reflexão de hoje, peço que seja valorizada a intervenção em oferecer ajuda para alunos com um olhar humanizado, realizando os encaminhamentos para especialistas.

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