O diagnóstico nos distúrbios de aprendizagem

Por: Ângela Cotrofe  -  01/04/19  -  20:43
Os Distúrbios de Aprendizagem são caracterizados por desempenho acadêmico abaixo do esperado
Os Distúrbios de Aprendizagem são caracterizados por desempenho acadêmico abaixo do esperado   Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A realidade educacional vem se modificando, porém, ainda existem na rede pública de ensino, como também na rede particular, crianças com histórico de fracasso escolar e outras, que mesmo não apresentando histórico de repetência, não aprendem a ler e escrever. 


Dessa forma, o problema continua de alta significância para os profissionais envolvidos com aprendizagem. Esse problema torna-se mais complexo quando se verifica que uma grande parte das crianças que não aprende a ler e escrever, na idade em que estas aprendizagens são normalmente alcançadas, não apresenta déficit intelectual.


Os Distúrbios de Aprendizagem são caracterizados por desempenho acadêmico substancialmente abaixo do esperado, tendo em vista a idade cronológica, escolarização e nível de inteligência.


Os Distúrbios de Aprendizagem também remetem a uma problemática mais específica, que está associada necessariamente à presença de uma disfunção neurológica, cuja população é bem menor que o grupo de crianças com dificuldade escolar.   


No distúrbio de aprendizagem, podemos encontrar inteligência normal ou alterada, distúrbios fonológicos, falta de habilidade para realizar narrativas, alteração no processamento de informações auditivas e visuais entre outras causas. 


Sugiro ao leitor atenção em diferenciar se o processo de aprendizagem está comprometido desde os primeiros anos de vida ou se o processo de aprendizagem está normal nos primeiros anos de vida. 


A avaliação de linguagem sistemática em pré–escolares poderia selecionar crianças para programas de prevenção para as dificuldades e distúrbios de aprendizagem.


Precisamos refletir sobre quantas crianças são encaminhadas para trabalho de intervenção do problema e, também, quantas têm distúrbios e não são percebidas no ambiente escolar.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter