Estudantes de Medicina lançam programas de Saúde Pública

Iniciativa acontece em parceria com a Prefeitura de Santos e é voltada aos munícipes

Por: Alexandre Catena Volpe  -  11/02/20  -  17:11
Atualizado em 19/04/21 - 18:02
Estudantes de Medicina lançam programas de Saúde Pública
Estudantes de Medicina lançam programas de Saúde Pública   Foto: Divulgação/Natasha Guerrize

Uma medicina mais humanizada. É a proposta dos estudantes do curso de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), que amplia neste ano de 2020 mais dois importantes programas voltados à comunidade em parceria com a Unimes, Prefeitura de Santos, Secretaria Municipal de Saúde e o Centro Acadêmico Martins Fontes (C.A.M.F).


O lançamento foi realizado nesta segunda-feira (10), às 9h, no Campus Rosinha Viegas (R. Barão de Paranapiacaba, nº 15, bairro Encruzilhada).


O evento aconteceu durante a “Cerimônia do Jaleco”. É o tradicional rito de passagem na Universidade que celebra a chegada dos calouros do curso, com a entrega da primeira vestimenta branca dos alunos com a presença dos pais.


O primeiro programa a ser lançado foi o “Medicina Unimes nas Escolas”.


Voltado para jovens estudantes das escolas municipais de Santos dos ensinos Fundamental I e II, as atividades serão realizadas mensalmente.


“Esse programa é uma iniciativa do Departamento da Ação Comunitária do CAMF. A ideia de trabalhar com as escolas era algo que conversávamos desde o ano passado. Neste programa, iremos promover orientações de relevância para os jovens entre 10 a 15 anos, na área de saúde”, explica o estudante do 5º ano de Medicina e presidente do C.A.M.F, Alexandre Catena Volpe.


Orientações e ações voltadas a gravidez precoce, violência contra a mulher, doenças e alimentação serão algumas abordagens deste programa, promovido pelos alunos do curso de Medicina da Unimes.


“O que acontece é que o governo oferece os insumos e serviços, e nós podemos contribuir reforçando a orientação. Nosso propósito é realizar um papel social, de base com as crianças e jovens”, explica Volpe.


Segundo programa


Já o “Saúde Preventiva Medicina Unimes” abriga os mutirões de saúde destinados à população santista. Esta, por sua vez, conta com apoio do CIESP/ NJE Santos, que está sob o comando do empresário Alexandre Suaid.


Os estudantes realizam diversas atividades com supervisão dos docentes de Medicina. “Fazíamos os mutirões há anos na Unimes. Só ano passado, passamos de mais de 6 mil atendimentos. Agora teremos um programa integrado com a Secretaria de Saúde, com nove mutirões espalhados pela cidade”, adianta Volpe.


A expectativa é de que 10 mil pessoas sejam atendidas ao longo de 2020, em diversas regiões da cidade – desde a Zona Portuária até a Zona Noroeste.


“Tivemos importantes iniciativas em conjunto com os estudantes da Unimes no ano passado e vamos ampliar esta parceria beneficiando mais pessoas e ajudando na formação dos futuros profissionais médicos, os quais poderão atuar no nosso SUS”, destaca o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.


O evento contou com 450 pessoas e estiveram presentes diversas autoridades, entre elas, a pró-reitora acadêmica da Unimes, Elaine Marcílio Santos; o secretário de Saúde de Santos, Fábio Ferraz; a procuradora-geral do municípiode Santos, Dra. Renata Arraes; a secretária de Educação, Cristina Barletta; e o professor emérito da Unimes e ex-governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter