Alexandre Lopes

É Editor-Chefe de Web no Grupo Tribuna e responsável pelo G1 no litoral de São Paulo. No grupo desde 2008, já participou de coberturas em mais de 15 países. Atualmente, além de coordenar os portais, também apresenta o G1 em 1 Minuto.

Acesse todos os textos anteriores deste colunista

Ventania gerada por 'ciclone bomba' faz jovem se agarrar a poste para 'não sair voando' em Guarujá

Imagens obtidas por A Tribuna mostram o momento exato em que a ventania atingiu a região

A forte ventania que atingiu a Baixada Santista durante a madrugada desta sexta-feira (5) assustou muita gente e provocou estragos na região. Um vídeo obtido por A Tribuna, gravado na Praia da Enseada, em Guarujá, mostra cenas que parecem ter saído de dentro de um filme de catástrofes climáticas.

Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!

No vídeo, é possível ver, inclusive, um jovem se segurando em uma placa de ferro fincada no chão para não ser levado pelo vento. Segundo a Defesa Civil, as rajadas de vento chegaram a atingir 77 km/h em alguns pontos da região. Algumas árvores caíram mas não há registro de feridos.

Os ventos extremos foram causados por um raro ciclone bomba que se formou na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. Esse fenômeno ocorre quando há uma formação 'explosiva' com queda na pressão atmosférica superior a 24 hPa em 24 horas e, geralmente, no inverno, segundo meteorologistas.

O Inmet emitiu um alerta vermelho apontando para possibilidade de chuvas intensas para a Baixada Santista. A expectativa é que, no fim de semana, o tempo volte a melhorar. Já na semana que vem há expectativa de chuvas entre terça e sexta-feira.

Tudo sobre:
 
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.