Vacina da Rússia contra o coronavírus gera 'alerta' em autoridades globais

Vladimir Putin chegou a afirmar que a própria filha recebeu a dose para tentar 'driblar' desconfiança.

Por: Alexandre Lopes  -  11/08/20  -  13:26

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou, nesta terça-feira (11), que registrou a primeira vacina do planeta contra o novo coronavírus. O anúncio, feito por meio de uma teleconferência, preocupou autoridades do mundo inteiro que, em geral, acreditam que Moscou pulou etapas por conta de 'status político'.


Clique aqui para acessar nossa galeria de vídeos!


A vacina, que deverá ser disponibilizada para a população no dia 1º de Janeiro de 2021, foi desenvolvida pelo Instituto Gamaleya. De acordo com o ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, o teste imunológico mostrou eficácia e segurança. Apesar disso, o discurso parece não ter convencido a Organização Mundial da Saúde (OMS), que demonstrou preocupação e pediu cautela e responsabilidade aos russos.


Para tentar acalmar a própria população, Vladimir Putin confirmou que uma de suas filhas foi vacinada. Segundo a agência Interfax, o presidente também disse que, logo após receber a dose, a garota apresentou um pouco de febre, que logo foi resolvida sem a necessidade de atendimento médico. O temor da comunidade internacional é que a Rússia não siga todas as fases de segurança que envolvem a criação do imunizante.


Vacina contra o coronavírus fabricada pela Rússia preocupa o planeta
Vacina contra o coronavírus fabricada pela Rússia preocupa o planeta   Foto: Divulgação

Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter