Reinfecção por coronavírus preocupa especialistas e pode acabar com a tese da 'imunidade de rebanho'

De acordo com virologistas, novas confirmações reforçam a ideia de que anticorpos da Covid-19 não fornecem proteção permanente.

Por: Alexandre Lopes  -  25/08/20  -  13:58
Reinfecções por coronavírus podem acabar com a tese de imunidade de rebanho
Reinfecções por coronavírus podem acabar com a tese de imunidade de rebanho   Foto: Divulgação

Autoridades do mundo inteiro ligaram o sinal de alerta, nesta terça-feira (25), após novos casos de reinfecção pela Covid-19 serem relatados em diferentes países. Anteriormente, as informações sobre uma segunda contaminação vinham apenas da Ásia, mas, agora, Bélgica e Holanda notificaram casos bastante semelhantes. No vídeo acima, a gente conta um pouco mais sobre essa história que pode acabar de vez com a teoria sobre a 'Imunidade de Rebanho'.


Segundo virologistas, os casos de reinfecção preocupam bastante pois podem indicar uma mudança de rota no combate ao coronavírus. Apesar de várias vacinas já estarem em fase final de testes, se confirmada uma mutação mais veloz do que o esperado até então, cientistas do mundo inteiro terão um problema a mais para se preocuparem, já que os próprios anticorpos não estariam sendo suficientes para combater o vírus no organismo.


O grande problema, agora, é conseguir identificar os casos de reinfecção de uma forma confiável. A dificuldade de saber se essa é a segunda vez, ou ainda um resquício da primeira contaminação, é enorme. De acordo com especialistas, o vírus pode continuar no corpo, escondido e mudando, mesmo depois que o rastro dele não aparece mais nos exames feitos pelo paciente.


Reinfecções por coronavírus podem acabar com a tese de imunidade de rebanho
Reinfecções por coronavírus podem acabar com a tese de imunidade de rebanho   Foto: Divulgação

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter