EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

20 de Maio de 2019

Alexandre Lopes

É Editor-Chefe de Web no Grupo Tribuna e responsável pelo G1 no litoral de São Paulo. No grupo desde 2008, já participou de coberturas em mais de 15 países. Atualmente, além de coordenar os portais, também apresenta o G1 em 1 Minuto e é comentarista da TRI FM.

Jornal A Tribuna: Um sonho de estudante

Nesta terça-feira (26), o principal veículo impresso da Baixada Santista celebra 125 anos

Dez em cada dez estudantes de Jornalismo da Baixada Santista sonham, ainda nos bancos da faculdade, com a oportunidade de trabalhar no Jornal A Tribuna.

Eu passei por isso. Todos os meus colegas de sala passaram por isso. E lembro, em detalhes, o dia que recebi uma ligação para participar de um processo seletivo para formar o time de estagiários do impresso. Todos os meus colegas também estavam lá.

Lembro, em detalhes, cada uma das perguntas da prova. Uma das questões pedia para elencarmos o nome dos nove prefeitos das nove cidades da Baixada Santista. Provavelmente eu não tenha acertado todos mas, mesmo assim, fui aprovado.

Larguei, sem pensar duas vezes, o meu estágio na TV Primeira, em São Vicente, para ter a oportunidade de trabalhar em um dos principais jornais do Brasil.

Foi em A Tribuna, durante um ano, que tive a oportunidade de conviver com alguns profissionais que me ensinaram muito do que sei hoje em dia. Foi em A Tribuna que conheci e me apaixonei pelo jornalismo digital. Foi em A Tribuna que eu tive a certeza do que gostaria de fazer pelo resto da vida.

Foi em A Tribuna, também, que assinei a minha primeira matéria como repórter. E não foi uma matéria qualquer. Graças ao exepcional Marcus Fernandes, antigo Editor de Ciência & Tecnologia do Jornal, fiz a minha estreia falando com uma cientista brasileira da NASA que havia descoberto uma 'Supernova'.

Foi também A Tribuna que me abriu portas. No último ano da faculdade, por um acaso do destino, vim parar na TV Tribuna. Comecei a cuidar do TVTribuna.com, fui efetivado e realizei mais e mais sonhos e metas. Cobri a Copa da África do Sul e a do Brasil, vi o Santos perder por 8 x 0 para o Barcelona na Espanha, o Santos tomar sufoco do Peñarol em Montevidéo, conheci o 'Papai Noel' em Rovaniemi, na Finlândia e, principalmente, fui presenteado com a missão de implantar o G1 e o GloboEsporte.com na Baixada Santista que, hoje, são considerados referências no Brasil inteiro.

Por aqueles acasos do destino, há seis meses, além do G1 e do GloboEsporte.com, me tornei, também, Editor-Chefe de ATribuna.com.br. Pouco mais de 11 anos depois dessa história ter começado.

Obrigado, Jornal A Tribuna pela oportunidade.

Parabéns pelos seus 125 anos!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.