Incêndio descomunal em Chernobyl pode levar partículas radioativas para milhões de pessoas

Pelo menos três milhões de pessoas podem ser afetadas caso a radioatividade aumente por conta do incêndio

Por: Alexandre Lopes  -  14/04/20  -  16:43

Um incêndio devastador que atinge a Ucrânia há pelo menos uma semana pode ter consequências catastróficas caso não seja controlado nas próximas horas. O fogo, que começou após a ação intencional de um fazendeiro, está a cerca de 2 quilômetros da extinta usina de Chernobyl. No vídeo acima, você confere todas as implicações do problema e o que está sendo feito para solucioná-lo.


Clique aqui, se inscreva no canal e veja outros vídeos curiosos.


Para quem não se lembra, o desastre de Chernobyl ocorreu em abril de 1986, durante testes de segurança que acabaram saindo do controle da equipe da usina. A explosão ainda é considerada o maior desastre nuclear da história e milhares de pessoas morreram em decorrência da contaminação. O acidente gerou medo e, ao mesmo tempo, curiosidade, tanto que recentemente virou tema de uma das séries de maior sucesso da HBO.


No início da tarde desta terça-feira (14), a Ucrânia disse que o incêndio em Chernobyl estava controlado. Para instituições europeias, porém, a situação é grave. De acordo com o escritório russo da ONG Greenpeace, embora incêndios florestais sejam comuns na zona de exclusão, esse é o pior registrado desde a explosão nuclear.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter