Eclipse solar poderá ser visto na Baixada Santista; saiba como observar

O fenômeno principal e visível deve durar pouco mais de 50 minutos; a previsão de início é às 17h, com pico às 17h54

Por: Alexandre Lopes  -  02/07/19  -  14:22
Quem sabe São Pedro não dá uma ajudinha e os moradores da região são brindados com esse espetáculo?
Quem sabe São Pedro não dá uma ajudinha e os moradores da região são brindados com esse espetáculo?   Foto: Divulgação

Quem nunca se animou com a chegada de um eclipse? Na minha época de moleque, tinha meu próprio telescópio e era apaixonado por astronomia de uma forma absurda. A chegada de um eclipse, seja ele lunar ou solar, era motivo de expectativa e de sono perdido tamanha ansiedade que isso gerava em mim.


Nesta terça-feira (2), um eclipse solar será visível de forma parcial no Brasil. O ápice dele, quando alguns milhares de sortudos poderão ver o dia se transformando em noite por completo, acontecerá em uma faixa de terra entre o Chile e a Argentina. Aqui no Estado de São Paulo e, na Baixada Santista, com um pouco de sorte, poderemos ter um gostinho do fenômeno.


Pode parecer besteira mas, no Brasil, teremos a mesma chance apenas daqui a 25 anos, lá em 2045. O grande problema, e a maior das frustrações, é que mesmo com a certeza de que o eclipse irá acontecer, muita gente não poderá assistir por conta do mau tempo. Mesmo no Chile e na Argentina, apesar da previsão animadora, uma simples nuvem poderá estragar o fenômeno.


No Brasil, os moradores de Porto Alegre possuem a expectativa mais animadora. Apesar de não observarem a totalidade do fenômeno, cerca de 57% do Sol deverá ser encoberto pela Lua. Já no estado de São Paulo e, consequentemente na Baixada Santista, pouco mais de 1/4 (26%) da Lua irá encobrir o Sol. De qualquer forma, não deixa de ser um fenômeno bonito para se observar e registrar.


Na Baixada Santista, pouco mais de um quarto do sol será encoberto no eclipse
Na Baixada Santista, pouco mais de um quarto do sol será encoberto no eclipse   Foto: Reprodução

Aqui na Baixada Santista, o fenômeno principal e visível deve durar pouco mais de 50 minutos. A previsão de início é às 17h, com pico às 17h54. Para a Baixada Santista, a previsão do tempo não é lá muito animadora. Apesar do dia levemente ensolarado, a expectativa é de muitas nuvens no céu. Mas, quem sabe São Pedro não dá uma ajudinha e os moradores da região são brindados com esse espetáculo?


Segundo o climatologista Rodolfo Bonafim, o fenômeno poderá ser visto na região, mas com ressalvas. "Santos e Praia Grande possuem muitos prédios e, por isso, a linha do horizonte fica prejudicada. Como é no setor oeste, na direção do pôr do sol, também temos a questão da Serra do Mar. Quem quiser assistir deve ir para o alto de alguns prédios e lugares mais altos em geral. A dica é nunca usar chapa de radiografia. Não se pode brincar com o sol", disse.


É importantíssimo resaltar que não se deve olhar para o fenômeno diretamente. Para isso, existem óculos especiais e, inclusive, alguns que podem ser feitos alguns materiais encontrados facilmente na internet por preços abaixo dos R$ 10. Olhar direto para o sol pode causar um dano permanente na visão e, em caso mais extremos, até cegueira. Óculos escuros, acredite, não minimizam a situação, independente da proteção que tenham.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter