Cobra 'mais rara do mundo' é encontrada por moradores e chama a atenção de especialistas

Animal foi encontrado em Sete Barras e não é venenoso.

Por: Alexandre Lopes  -  25/11/20  -  12:20
Cobra mais rara do mundo foi encontrada no Vale do Ribeira
Cobra mais rara do mundo foi encontrada no Vale do Ribeira   Foto: Bruno Rocha / Arquivo Pessoal

Moradores de Sete Barras, no interior de São Paulo, localizaram um exemplar da jiboia considerada por especialistas a 'mais rara do mundo'. A espécie, que ficou desaparecida por mais de 60 anos, havia sido registrada, novmente, em 2017. Portanto, esse é o segundo exemplar localizado vivo na região. A informação foi confirmada pelo Instituto Butantan.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


O animal é conhecido como 'Jiboia do Ribeira' (Corralus cropanii) e foi localizado por conta de um projeto de educação e conservação ambiental feito em parceria com os moradores. A jiboia, uma fêmea adulta de 1,35 metro de comprimento e 1,2 kg, estava saudável. A descoberta foi feita em outubro, mas divulgada apenas agora.


O animal foi levado para um terrário e será mantido em cativeiro para exames e estudos. Em seguida, deverá voltar para a natureza com um aparelho que mostrará seu caminho. De acordo com especialistas, a 'Jiboia do Ribeira' não é venenosa e, portanto, não oferece nenhum tipo de risco para a população.


Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter