EDIÇÃO DIGITAL

Terça-feira

12 de Novembro de 2019

Alexandre Lopes

É Editor-Chefe de Web no Grupo Tribuna e responsável pelo G1 no litoral de São Paulo. No grupo desde 2008, já participou de coberturas em mais de 15 países. Atualmente, além de coordenar os portais, também apresenta o G1 em 1 Minuto e é comentarista da TRI FM.

Climatempo faz alerta e Baixada Santista pode 'viver' dia de Alasca

A previsão do tempo para esta segunda-feira (1º), em Santos, é de máxima de 31ºC e mínima de 21ºC; já no sábado, no ápice da frente fria, deveremos ter máxima de 13ºC e mínima de 5ºC

Nos últimos dias, praticamente todos os jornais do mundo repercutiram a onda de calor que atinge o continente europeu. Na França, os termômetros chegaram a marcar 45ºC em algumas regiões, o que ligou o sinal de alerta do governo, que tomou atitudes para evitar, ou pelo menos diminuir, o sofrimento da população.

Agora é a nossa vez. Só que ao contrário. A Climatempo emitiu um alerta para a passagem de uma grande e forte onda de frio sobre o Brasil durante essa semana. Esse alerta tem validade até a próxima segunda-feira (8) e, acredite, temperaturas abaixo dos 0ºC devem ser registradas com frequência em várias áreas das regiões sul e sudeste do Brasil.

No Sudeste, região nem tão acostumada com baixíssimas temperaturas, a situação é curiosa. Segundo o alerta da Climatempo, várias cidades devem registrar temperaturas entre 0ºC e 5ºC, inclusive nos municípios do litoral do Estado. Não está descartada a possibilidade, também, de o Sudeste registrar temperaturas negativas.

Para se ter ideia, a previsão do tempo para esta segunda-feira (1º), em Santos, é de máxima de 31ºC e mínima de 21ºC. Já no sábado, no ápice da frente fria, deveremos ter máxima de 13ºC e mínima de 5ºC. Ainda na nossa área de cobertura, só que na região do Vale do Ribeira, há previsão de mais frio ainda. Em Apiaí, por exemplo, as temperaturas mínimas previstas são de 0ºC. Vale ressaltar que a sensação térmica, claro, deve ficar abaixo desses valores em algumas áreas.

Climatempo prevê até 5ºC (mínima) para Santos no próximo sábado (Foto: Reprodução/Climatempo)

No dia 10 de Junho de 2016, por exemplo, os santistas experimentaram temperaturas menores que a do Alasca. Na ocasião, segundo a Base Aérea, por volta das 5h10 os termômetros marcaram 6,7ºC. A expectativa é que, no próximo sábado (7), a situação seja ainda pior. Ou melhor para quem gosta de um bom friozinho...

Veja o ápice do frio, que ocorrerá no sábado, nas outras cidades da região:

São Vicente: 13ºC a 5ºC
Praia Grande: 13ºC a 5ºC
Guarujá: 13ºC a 5ºC
Bertioga: 13ºC a 5ºC
Cubatão: 13ºC a 5ºC
Mongaguá: 18ºC a 9ºC
Itanhaém: 18ºC a 9ºC
Peruíbe: 19ºC a 10ºC

Confira algumas dicas para os dias mais frios do ano:

- Use várias camadas de roupa ao invés de roupas grossas.
- Troque as meias sempre que chegar em casa, já que elas ficam úmidas e podem desregular a temperatura do corpo.
- Use gorro, já que perdemos cerca de 40% do calor corportal através da cabeça.
- Beba bastante líquido, principalmente quente, ao longo do dia.
- Cuide bem dos lábios com protetores específicos, já que as baixas temperaturas podem provocar lesões.

Tudo sobre:
Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna.
As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.