Cão Cantor, considerado extinto há 50 anos, é flagrado na natureza e intriga cientistas

Animal não era visto há mais de 50 anos e foi encontrado por moradores meio que 'sem querer'.

Por:  -  04/09/20  -  13:09
Cão Cantor era considerado extinto há mais de 50 anos
Cão Cantor era considerado extinto há mais de 50 anos   Foto: Divulgação / Cyclewidow/CC BY 2.0

Pesquisadores fizeram uma descoberta surpreendente na Indonésia. Um animal, conhecido como 'Cão Cantor', considerado extinto desde 1970, foi flagrado na natureza. O estudo foi publicado na revista 'Proceedings of the National Academy of Sciences' na última segunda-feira (31).


O animal, em décadas passadas, era identificado por conta de um uivo característico e costumava viver em áreas altas da ilha que divide a Indonésia e Papua Nova Guiné. Apesar de não ter sido mais encontrado na natureza, há cerca de 300 exemplares da espécie vivendo em cativeiro.


Após relatos de moradores, os animais foram encontrados e tiveram o sangue coletado pelos pesquisadores. O estudo comprovou que se tratava da mesma espécie. Uma hipótese, porém, é que eles tenham cruzado, em algum momento, com outra espécie, já que há traço genético de outros cães no sangue coletado.


Segundo especialistas, a ideia, agora, é cruzar esses animais encontrados na natureza com os mantidos em criadouros, dando variabilidade genética e evitando que a população do 'Cão Cantor' diminua ainda mais.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter