"A situação não está controlada", diz prefeito de Mongaguá após perder pai e irmão para a Covid-19

Márcio Cabeça participou do podcast Baixada em Pauta e falou sobre a situação da pandemia na região

Por: ATribuna.com.br  -  09/04/21  -  12:38
Prefeito de Mongaguá enfrenta batalha pessoal por conta da pandemia do coronavírus
Prefeito de Mongaguá enfrenta batalha pessoal por conta da pandemia do coronavírus   Foto: Reprodução

O prefeito de Mongaguá (SP), Márcio Cabeça, foi meu convidado no podcast Baixada em Pauta nesta sexta-feira (9). Além de travar uma grande batalha contra a Covid-19 como chefe do executivo de uma das cidades do litoral de São Paulo, ele precisa lidar com o luto causado pela doença, já que perdeu, nas últimas semanas, o próprio pai e o irmão, que tinha apenas 33 anos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Desde que o lockdown foi decretado, Cabeça, assim como os outros oito prefeitos da região, tiveram que conviveram com críticas e ameaças, principalmente pelo fato do comércio, já bastante sufocado por conta das restrições, não poder funcionar. O pai e o irmão dele, por exemplo, eram comerciantes na cidade e, na ocasião das mortes, Márcio viralizou declarando que preferia que eles tivessem "quebrado" em vez de "morrido".


"Mesmo eu me sentindo destruído emocionalmente, eu tinha que exercer o meu papel de prefeito para 56 mil moradores", desabafou Cabeça durante a gravação do podcast. "A gente sempre vai lutar para poder fazer com que as coisas possam estar no sentido de melhora para que outras famílias não passem pela mesma coisa que a minha está passando", completou o prefeito.


Ainda durante a entrevista, o prefeito de Mongaguá demonstrou preocupação com o futuro da doença e com a atual taxa de contágio. "O vírus é muito rápido. Estamos percebendo países com muito mais estrutura indo para a 3ª onda do coronavírus. O que precisamos ter no nosso país é um direcionamento. Nós temos que ter prefeitos, governadores e prefeitos falando a mesma língua. As disputas políticas e a falta de planejamento acabam me entristecendo. Nenhum de nós estávamos preparados para o que está acontecendo agora", desabafou.


No final do podcast, Cabeça ainda se mostrou bastante aflito com o atual momento enfrentado pela cidade. "Infelizmente a situação não está controlada. Deu uma amenizada. Estamos sentindo isso na ponta. Como o vírus demora 14 dias para se manifestar, eu acho que o resultado do lockdown vai aparecer em 10 dias. Ao mesmo tempo, eu falo que o lockdown ajudou no nome, na palavra, na força, mas ainda falta muito de apoio por parte do governo do Estado, de ter uma junção melhor para controlar essas questões. Quando todo mundo tiver a consciência do que está acontecendo, tiver os princípios, se você usar máscara e fazer a higiene, a chance de contágio é quase zero", finaliza.


Para ouvir o podcast 'Baixada em Pauta' completo basta clicar aqui. Você também pode ouvir Baixada em Pauta no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o Baixada em Pauta, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter