39.183 brasileiros mortos de forma violenta

Por: Alexandre Lopes  -  21/12/18  -  11:54
  Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O projeto 'Monitor da Violência', idealizado pelo G1, trouxe, nesta sexta-feira (21), novos dados sobre o número de mortes violentas que ocorreram no Brasil. Os números comparam os nove primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2017.


Apesar de uma redução considerável, não podemos dizer, ainda, que os resultados são animadores. No total, 39.183 pessoas foram assassinadas de Janeiro a Setembro, contra 44.733 do ano passado, o que significa uma redução de pouco mais de 12%.


Quando falamos de 'Mortes Violentas', colocamos na conta casos como homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Nestes crimes, apenas os estados de Roraima e Tocantins registraram uma taxa superior neste ano.


Em entrevista ao G1, o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, afirmou que os dados representam uma 'grata surpresa', mas disse também que é preciso mais tempo e reflexão para saber os motivos por trás da queda no número de mortes.


De qualquer forma, a situação ainda é tenebrosa. No Brasil, se matam mais pessoas do que países que estão em guerra. Se recortarmos apenas o Estado de São Paulo, a média de mortes violentas nos nove primeiro meses deste ano é de 284 por mês.


Para saber mais sobre o projeto 'Monitor da Violência' basta clicar neste link.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha editorial e ideológica do Grupo Tribuna. As empresas que formam o Grupo Tribuna não se responsabilizam e nem podem ser responsabilizadas pelos artigos publicados neste espaço.
Ver mais deste colunista
Logo A Tribuna
Newsletter