Usuários de linha de ônibus entre Guarujá e Bertioga reclamam de abandono

Sugestão de reportagem foi feita por Fábio de Medeiros Carvalho. Usuários dos ônibus pedem que mais ônibus sejam colocados na linha

Por: Por A Tribuna.com.br  -  23/08/20  -  21:33
Usuários de linha de ônibus entre Guarujá e Bertioga reclamam de abandono
Usuários de linha de ônibus entre Guarujá e Bertioga reclamam de abandono   Foto: Arquivo Pessoal

Usuários da linha de ônibus 930, que faz o trajeto entre Guarujá e Bertioga, reclamam do abandono da linha. Segundo eles, nos horários de pico os ônibus ficam cheios, fazendo com que as pessoas tenham que fazer o trajeto, que leva em torno de duas horas, em pé ou sentados em locais impróprios.


Essa sugestão de reportagem foi feita pelo internauta Fábio de Medeiros Carvalho. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


Carvalho disse que antes era possível pegar uma linha que fazia o trajeto direto, ao invés de passar por dentro da cidade, o que otimizava o tempo de quem ia trabalhar em pelo menos uma hora. Além disso, os passageiros não teriam que ficar aglomerados dentro do ônibus.  


Marcos Garrido de Oliveira é servidor público e precisa pegar a linha até Bertioga todos os dias. Ele disse que já pega essa linha há 18 anos e percebeu que o serviço fica cada vez mais precário. Segundo Marcos, os ônibus foram trocados e os assentos diminuíram, fazendo com que as pessoas sigam o trajeto sentados no chão, em pé na escada e até ao lado do motorista “Eles não têm nenhum respeito com os passageiros. A gente se sente, às vezes, até como gado, porque a gente é transportado como gado”, diz.


O servidor público ainda contou que os usuários da linha têm um grupo em um aplicativo de mensagens, para avisar sobre as mudanças de horário, pois o aplicativo nem sempre é eficiente. Carlos Roberto de Souza Santos também utiliza os ônibus da linha 930 para trabalhar em Bertioga. Ele disse que tem cobrado providências desde 2017 e que já mandou até ofícios para alguns deputados da região. Uma das maiores preocupações de Carlos é que aconteça um grave acidente. “Só dão importância quando acontece alguma tragédia”, diz. Os usuários ainda ficam preocupados com os aparelhos de ar-condicionado, que ficam desligados, dificultando a visibilidade em dias de chuva.


A reportagem de ATribuna.com.br procurou a EMTU, que disse que a linha 930 está operando com um veículo a mais desde 17 de agosto, proporcionando mais oito viagens diárias aos passageiros. Informou também que, nesse período de pandemia, o aparelho de ar-condicionado é desligado e as janelas abertas, sempre que possível, para favorecer a circulação de ar e determinou à concessionária BR Mobilidade que busque alternativa em dias de chuva para preservar a segurança dos motoristas e passageiros.


Em relação ao aplicativo, a EMTU disse que a oscilação diária da demanda de passageiros durante o período da pandemia, tem os levado a atualizar periodicamente as tabelas horárias das linhas intermunicipais para atender aos passageiros. Algumas vezes a atualização das informações no aplicativo não acompanha a velocidade dessas mudanças.Ainda disse que a linha 930 atende à maior parte dos passageiros que se destinam ao centro do Guarujá e ao bairro Indaiá, em Bertioga. A opção para quem deseja ir direto ao destino final sem passar por dentro do Guarujá é a linha seletiva 929 Bertioga (Riviera de São Lourenço) – Guarujá (Terminal  Ferry Boat).


Ainda disse que as linhas intermunicipais são acompanhadas diariamente, por faixa horária, em pontos estratégicos, trabalho realizado pelos fiscais da EMTU/SP nas cinco regiões metropolitanas do Estado. Sempre que constatada a necessidade, novos veículos são incluídos. 


Logo A Tribuna
Newsletter