Usuários das barcas entre Santos e Guarujá reclamam de mudanças geradas por obras na Ponta da Praia

Reclamação foi enviada para a redação de A Tribuna pela internauta Vanessa Esteves. Usuários do sistema gostariam que faixa de pedestres voltasse para o lugar antigo.

Por: Carolina Faccioli  -  20/08/20  -  15:01
  Foto: Arquivo Pessoal

Depois que as remodelações na Ponta da Praia foram feitas, os usuários do sistema de barcas entre Santos e Guarujá têm reclamado da dificuldade em atravessar a rua, para chegar na entrada das barcas, por causa da aglomeração de bicicletas na entrada e da mudança na faixa de pedestres. Com essas mudanças, segundo os munícipes, a passagem dos usuários da barca acabou ficando mais perigosa.


Essa sugestão de reportagem foi feita pela internauta Vanessa Esteves. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


 Local onde ficava a antiga faixa de pedestres
 Local onde ficava a antiga faixa de pedestres   Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Vanessa, a mudança fez com que a faixa de pedestres saísse da frente da entrada das barcas e fosse para outro local, fazendo com que os usuários tenham que andar mais até as barcas. Ainda segundo a servidora pública, depois das obras, as bicicletas começaram a ficar em cima da faixa de pedestres para aguardar as embarcações, dificultando a passagem de quem precisa fazer a travessia. “Outro dia tive que ajudar uma senhora que não estava conseguindo passar de tanta gente ali”, diz.


Fábio Carvalho, que também é usuário do sistema, explica que, antes das obras, as bicicletas não ficavam acumuladas na entrada de barcas. Segundo ele, com a mudança da faixa de pedestres ficou ainda pior, pois não se pode mais atravessar com segurança. O dentista afirma ainda que os pedestres têm atravessado pelo canteiro para não precisar caminhar até a nova faixa ou não correr o risco de ter que passar pelas bicicletas, já que são muitas e bloqueiam totalmente a passagem.


Pedestres atravessam em local proibido depois da mudança da faixa
Pedestres atravessam em local proibido depois da mudança da faixa   Foto: Arquivo Pessoal

O que dizem os responsáveis?


A Tribuna entrou em contato com a Dersa, que disse que as modificações na Travessia Santos/Guarujá foram realizadas pela CET - Santos e fazem parte da nova adequação viária da região. Em relação aos pedestres, existe ainda uma segunda faixa à esquerda da saída das lanchas para facilitar o acesso. Para impedir aglomerações e reduzir a chance de disseminação do coronavírus, a DERSA anunciou a redução no limite de passageiros e ciclistas dentro de embarcações.


A reportagem também entrou em contato com a Prefeitura de Santos, que disse que esta fase da obra ainda não foi concluída. A CET-Santos informou que para evitar que os pedestres atravessem em local desapropriado, serão implantadas telas ou grades de proteção no ponto mais crítico (altura da entrada e saída das barcas Santos/Guarujá). Ainda segundo a prefeitura, com a entrega total do projeto de reurbanização da Ponta da Praia, a região será contemplada com um terminal de ônibus. Para acessá-lo, os passageiros deverão seguir pelas faixas de pedestres já implantadas. Hoje, para acessar a Rua Rei Alberto I, onde está o ponto final dos ônibus, pedestres acabam desrespeitando a sinalização existente e comprometendo sua segurança. A CET informou, ainda, que no local haverá campanha educativa com orientação voltada à travessia segura de pedestres.


Cadeirante tendo que atravessar fora da faixa, por conta das bicicletas
Cadeirante tendo que atravessar fora da faixa, por conta das bicicletas   Foto: Arquivo Pessoal

Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter