Temendo assaltos, moradores do Jardim Castelo relatam escuridão de praça em Santos

Só no mês de setembro, a fiação dos postes de iluminação da praça Doutor Bruno Barbosa foi furtada duas vezes. Moradores reclamam falta de segurança no local

Por: Por ATribuna.com.br  -  25/09/20  -  15:36
Suspeitos levaram a afiação dos postes de luz da praça Dr. Bruno Barbosa, em Santos
Suspeitos levaram a afiação dos postes de luz da praça Dr. Bruno Barbosa, em Santos   Foto: Regina Pereira

Os moradores do bairro Jardim Castelo, em Santos, têm se preocupado com os furtos que vem ocorrendo nos postes de iluminação da praça Doutor Bruno Barbosa. Durante o mês de setembro, a fiação foi furtada duas vezes, deixando os pedestres que passam pela região no escuro.


Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!


Essa sugestão de reportagem foi feita pela internauta Regina Pereira. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


Regina Pereira é moradora do bairro Jardim Castelo há 30 anos e diz que os ladrões costumam quebrar os postes para pegar a fiação interna. A coordenadora de RH conta ainda que cerca de dez postes ficaram danificados no início do mês.


O problema foi solucionado, mas em menos de uma semana os ladrões voltaram para roubar a fiação, deixando cerca de seis postes sem luz. Regina diz que muitos vizinhos estão com medo de passar pela região, pois a escuridão tem deixado os pedestres mais suscetíveis aos assaltos.


A moradora também acha que a região deveria receber mais policiamento e se preocupa com o filho, que precisa descer em um ponto de ônibus perto da praça durante à noite. Ele já sofreu uma tentativa de assalto, mas conseguiu fugir do bandido, segundo a mãe do rapaz.


Uma moradora que preferiu não se identificar conta que achou a praça bem escura no começo do mês. Apesar de não sair muito, por conta da idade, ela diz que teme pela segurança dos familiares, que geralmente vão até o mercado. Ela acredita que um reforço no policiamento ajudaria bastante a prevenir os furtos e assaltos.


Em nota, a prefeitura informa que o combate a delitos como os citados pela reportagem – furtos e roubos – são responsabilidade das autoridades policiais. A Guarda Civil Municipal (GCM) informa que são realizados patrulhamentos em toda a cidade, durante 24 horas, inclusive na Zona Noroeste. Informa ainda, que irá intensificar o patrulhamento no local citado e imediações, visando coibir as possíveis irregularidades; confira a íntegra abaixo.


A GCM esclarece que quando acionada ou se guardas municipais se deparam com individuo em flagrante delito, o mesmo é conduzido ao Distrito Policial, onde são tomadas as devidas providências pelos profissionais de plantão. A população sempre que constatar irregularidades, pode efetuar denuncia, através do canal de comunicação, do telefone 153 que fica disponível diuturnamente e interligado ao Centro de Controle Operacional (CCO) de Santos.


Já a Secretaria de Serviços Públicos que a equipe responsável pela manutenção de elétrica irá repor os cabos roubados e restabelecer a iluminação pública até sexta-feira (25).


Policiamento


O Sexto Batalhão de Polícia Militar do Interior informa que a 4ª Companhia é a Unidade responsável pelo policiamento ostensivo no bairro do Jardim Rádio Clube. A presença da Polícia Militar no local é constante, além de contar com os seguintes programas de policiamento: Rádio Patrulhamento Padrão, Rádio Patrulhamento com Motos e Ronda Escolar, objetivando a diminuição dos índices criminais e o aumento da sensação de segurança, sendo estabelecidos pontos de estacionamentos das viaturas e ações de presença, sem prejuízo das demais demandas constitucionais desta Instituição, além das equipes de Força Tática que são empregadas constantemente em todo o município.


Considerando a situação informada na Praça Dr. Bruno Barbosa, esclarecemos que não há registros de solicitação via telefone de emergência 190 da Policia Militar, tampouco, registro de BOPM que envolva furto de fios no local citado. Através do acompanhamento da dinâmica criminal, que é feito a partir de índices criminais, disque denúncias e também através reclamações de cidadãos, a Polícia Militar define Áreas de Interesse em Segurança Pública.


Ressaltamos a importância de se registrar as ocorrências para subsidiar a distribuição do policiamento e das ações de polícia na nossa cidade. A população pode contribuir denunciando e fornecendo informações por meio do telefone 190 ou do Disque Denúncia - 181.


Logo A Tribuna
Newsletter