Sem água há uma semana, moradores dos morros de Santos usam bica: 'Na praia a água jorra'

A Sabesp informa que vem trabalhando continuamente para a regularização total da distribuição de água na Zona Noroeste

Por: Por ATribuna.com.br  -  02/12/20  -  17:20
Moradores usam água de uma bica no Morro Santa Maria para tomar banho e limpar a casa
Moradores usam água de uma bica no Morro Santa Maria para tomar banho e limpar a casa   Foto: Reprodução

Há pelo menos uma semana, os moradores da Zona Noroeste de Santos estão enfrentando falta d'água, principalmente nos morros. Eles se indignam com a situação em plena pandemia e, como alternativa, passaram a retirar água de uma bica. 


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Essa sugestão de reportagem foi feita por moradores de Santos. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


Para Vanessa D'ávila, a situação é ainda mais complicada, pois ela tem dois filhos com necessidades especiais. Ela conta que costuma pegar a água da bica para limpar a casa, mas não tem coragem de consumir, já que não é tratada. Por isso, a família precisa comprar garrafas de água, mesmo com dificuldade financeira.


"Estamos sem água há uma semana em todos os morros, enquanto na praia a água jorra. Só porque os turistas estão indo e é bairro nobre. Nós somos da periferia então não dá, né. Como sair da fase amarela se não dá nem para lavar as mãos, limpar o banheiro e limpar a casa? Te que ficar tirando água da bica", diz Vanessa. 


José Thiago é morador do bairro São Bento e também passa pelo mesmo problema. Ele conta que a situação só está menos preocupante porque reside ao lado do reservatório da Sabesp. Porém, por volta das 10h, a água já acaba. Ainda segundo o morador, tem dias que a esposa não consegue nem cozinhar, por conta da baixa pressão. 


Hellen Santos mora no Morro Santa Maria e também precisou retirar a água da bica. Ela chega a levar garrafas e até baldes para conseguir tomar banho. "Fácil deixar a Baixada Santista na fase amarela e os morros sem água. Nenhuma gota de água nos morros, como faz? Morre todo mundo", diz.


Moradora leva garrafas para encher de água e usar em casa
Moradora leva garrafas para encher de água e usar em casa   Foto: Hellen Santos

Apesar do problema ter surgido por conta de uma manutenção na rede de abastecimento, os moradores reclamam que todos os anos, durante as férias escolares, a região fica sem água. Por isso, eles pedem para que o problema seja resolvido logo e que não persisita durante o mês de dezembro, principalmente para que os moradores consigam passar pela pandemia com mais tranquilidade. 


Resposta


A Sabesp informa que vem trabalhando continuamente durante a última semana para a regularização total da distribuição de água nesta região dos morros de Santos, onde foram necessárias manutenções corretivas já concluídas, mas cuja recuperação do abastecimento foi prolongada pela falta de energia elétrica registrada no sábado (28) – afetando o reservatório que abastece a região – e agravada pelas altas temperaturas registradas em todo o final de semana.


Equipes de manutenção da Companhia estão realizando manobras e medidas técnicas para minimizar os reflexos ao fornecimento de água aos imóveis. Mas enquanto o sistema se regulariza gradativamente, a Empresa pede aos moradores que sentirem qualquer anormalidade nos serviços prestados pela Sabesp que informem um endereço para vistoria pela Central de Atendimento Telefônico que funciona gratuitamente, 24h, nos números 0800 0550195 ou 195. Além da Agência Virtual no www.sabesp.com.br ou no aplicativo para celulares e tablets iOS ou Android, que permite enviar fotos.


Logo A Tribuna
Newsletter