Moradores temem por mais alagamentos no litoral de SP: 'Medo da água entrar em casa'

Moradores do bairro Agenor de Campos, em Mongaguá, alegam que obras para a construção da rede de esgoto agravaram o problema

Por: Por ATribuna.com.br  -  21/12/20  -  11:55

Após uma semana de forte chuva na cidade de Mongaguá, os moradores da Rua das Tulipas, no bairro Agenor de Campos, notaram que os alagamentos foram piores do que em temporais passados. O motivo, segundo eles, se deve a uma obra para a construção da rede de esgoto, que ainda não foi concluída, dificultando o escoamento da água da chuva. 


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Essa sugestão de reportagem foi feita pela internauta Lucas Regina Reis. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


Reina conta que ela e os vizinhos providenciaram a ligação do esgoto dentro das casas, mas a obra ainda não acabou, pois o esgoto não foi ligado em parte da rua. Por isso, eles acreditam que existe relação entre a finalização das obras e um aumento nos alagamentos durante os temporais. "Terça à noite com aquela chuva que deu, minha rua que nunca tinha alagado, alagou toda. Entrou água na casa da vizinha, até na cozinha, e nós temos cadeirantes morando nesta rua", diz. 


Ainda segundo Regina, a situação tem deixado todos preocupados, pois sabem que deve chover bastante mais pra frente. "Agora qualquer chuva teremos que ficar acordados com medo da água entrar em nossas casas", desabafa Regina. 


Resposta


Em nota, a Sabesp informa que está investindo R$ 29,9 milhões para ampliar o sistema de coleta para tratamento dos esgotos de Mongaguá e ao término das obras os imóveis da Rua das Tulipas serão beneficiados com a ligação domiciliar às redes coletoras. 


Em atenção ao solicitado, uma equipe foi direcionada ao local, onde foram prestados esclarecimentos a moradores e realizada limpeza de guias, sarjetas e galerias de drenagem das águas pluviais. Os trabalhos seguirão em andamento até janeiro de 2021, mas vale esclarecer que não há interferência na drenagem, a situação se deu pelo volume intenso de chuvas registradas na terça (15) à noite. Na quarta (16) pela manhã, a rua já se encontrava seca. 


Logo A Tribuna
Newsletter