Os moradores do bairro Vale Verde, em Cubatão, tem enfrentado constantes quedas de energia há mais ou menos um ano. O problema tem atingido diversas casas da Rua Maria das Dores Santana, atrapalhado tanto nas tarefas domésticas quanto no trabalho de moradores em home office.
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O morador Marcelo Silva Costa explica que a luz já chegou a cair nove vezes no mesmo dia e que apesar de ser um problema recorrente há muito tempo, só passou a sentir os efeitos mais graves da queda de energia quando entrou em home office, em junho. "Eu abro diversas reclamações e nada é resolvido. Eu abri inclusive uma reclamação na Aneel e a resposta foi que essa situação se enquadra dentro dos parâmetros de qualidade da Aneel, mas o problema acontece sempre. Eu gostaria que o problema fosse solucionado", conta.
Além de interferir no trabalho, o problema também traz prejuízos financeiros, segundo a moradora Catarina Araújo. Ela conta que a televisão da casa dela queimou em uma das quedas e, por isso, teve que deixar na manutenção técnica para ver se conseguem reverter a situação. "Passamos por constantes quedas. Algumas são previamente anunciadas e outras são aleatórias. Ocorre a queima de eletrônicos, onde se faz necessário estar conectado por conta da pandemia, é um transtorno. Muita gente trabalha em casa e todas as escolas ainda se encontram em aula virtual", desabafa.
Resposta
Em nota, a CPFL Piratininga esclarece que realiza obras de manutenção e melhorias da rede de distribuição na região informada e que, para garantir a segurança da equipe técnica e da população, são necessárias algumas manobras da rede. Por conta disso, alguns clientes podem perceber interrupções de curtas duração - os chamados "piscas de energia".
A companhia destaca que essas obras são importantes para garantir um fornecimento de energia mais robusto, estável e de qualidade. Além disso, vale ressaltar que, por diversas vezes, fatores externos como tempestades, descargas atmosféricas e interferência de vegetação, por exemplo, podem gerar transtornos ao fornecimento. Nesses momentos, a distribuidora atua rapidamente com equipes de manutenção para que as situações sejam normalizadas o quanto antes.
Já a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informa que não tem registro de reclamação do referido endereço no sistema, mas que entendem que o principal a ser feito já ocorreu, que é a reclamação na própria empresa, conforme mencionado. Ainda segundo a Aneel, caso não seja resolvido pela empresa ou discordem da resposta, os munícipes podem entrar em contato com a agência, pelo telefone 167.