Moradores do Vale Verde reclamam de quedas de energia em Cubatão: 'Nove vezes ao dia'

Munícipes relatam que problema ocorre há quase um ano e pedem uma solução

Por: Por ATribuna.com.br  -  21/12/20  -  11:44
Moradores relatam que a luz chega a cair nove vezes em um mesmo dia
Moradores relatam que a luz chega a cair nove vezes em um mesmo dia   Foto: Divulgação

Os moradores do bairro Vale Verde, em Cubatão, tem enfrentado constantes quedas de energia há mais ou menos um ano. O problema tem atingido diversas casas da Rua Maria das Dores Santana, atrapalhado tanto nas tarefas domésticas quanto no trabalho de moradores em home office. 


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Essa sugestão de reportagem foi feita pelo internauta Marcelo Costa. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


O morador Marcelo Silva Costa explica que a luz já chegou a cair nove vezes no mesmo dia e que apesar de ser um problema recorrente há muito tempo, só passou a sentir os efeitos mais graves da queda de energia quando entrou em home office, em junho. "Eu abro diversas reclamações e nada é resolvido. Eu abri inclusive uma reclamação na Aneel e a resposta foi que essa situação se enquadra dentro dos parâmetros de qualidade da Aneel, mas o problema acontece sempre. Eu gostaria que o problema fosse solucionado", conta. 


Além de interferir no trabalho, o problema também traz prejuízos financeiros, segundo a moradora Catarina Araújo. Ela conta que a televisão da casa dela queimou em uma das quedas e, por isso, teve que deixar na manutenção técnica para ver se conseguem reverter a situação. "Passamos  por constantes quedas. Algumas são previamente anunciadas e outras são aleatórias. Ocorre a queima de eletrônicos, onde se faz necessário estar conectado por conta da pandemia, é um transtorno. Muita  gente  trabalha em casa e todas as escolas ainda se encontram em aula virtual", desabafa.


Resposta


Em nota, a CPFL Piratininga esclarece que realiza obras de manutenção e melhorias da rede de distribuição na região informada e que, para garantir a segurança da equipe técnica e da população, são necessárias algumas manobras da rede. Por conta disso, alguns clientes podem perceber interrupções de curtas duração - os chamados "piscas de energia". 


A companhia destaca que essas obras são importantes para garantir um fornecimento de energia mais robusto, estável e de qualidade. Além disso, vale ressaltar que, por diversas vezes, fatores externos como tempestades, descargas atmosféricas e interferência de vegetação, por exemplo, podem gerar transtornos ao fornecimento. Nesses momentos, a distribuidora atua rapidamente com equipes de manutenção para que as situações sejam normalizadas o quanto antes.


Já a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informa que não tem registro de reclamação do referido endereço no sistema, mas que entendem que o principal a ser feito já ocorreu, que é a reclamação na própria empresa, conforme mencionado. Ainda segundo a Aneel, caso não seja resolvido pela empresa ou discordem da resposta, os munícipes podem entrar em contato com a agência, pelo telefone 167.


Logo A Tribuna
Newsletter