Moradores do Itararé pedem providências para amenizar aglomeração na orla

Além da falta de fiscalização, moradores reclamam dos problemas estruturais da região

Por: Por ATribuna.com.br  -  31/10/20  -  11:15
Praia do Itararé costuma ser bastante frequentada, e aglomerações acontecem
Praia do Itararé costuma ser bastante frequentada, e aglomerações acontecem   Foto: Reprodução

Há meses os moradores do bairro Itararé, em São Vicente, sofrem com os abusos relacionados ao uso do espaço da orla. Eles contam que uma das situações mais complicadas são os jovens que se aglomeram com caixas de som e bebidas alcóolicas durante toda a madrugada, perturbando o sossego dos munícipes. 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Essa sugestão de reportagem foi feita pelos moradores do bairro Itararé. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


Adalberto é um dos moradores da região e conta que o barulho muitas vezes vai até a manhã do dia seguinte e que já tentaram pedir ajuda para as autoridades, mas a situação persiste. Eles já organizaram um abaixo-assinado e tentaram pedir mais viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM), mas Adalberto diz que não aparecem e que esses eventos já geraram até um arrastão. 


Ainda segundo o morador, a região também carece de uma infraestrutura mais adequada e tomou como exemplo a iluminação pública, que precisa ser readequada. Além disso, cita os transtornos causados pelos motoristas que estacionam os automóveis em locais proibidos e que para que isso não continue, além da fiscalização, seria necessário colocar sinalização de solo. 


Rosa Mezzetti, que também é moradora da região, conta que sente o local abandonado. “As pessoas têm que ter consciência da pandemia. Você não vê nenhum GCM pedindo para as pessoas colocarem máscara. Aqui não existe isso. Não se tem esse controle. É muito complicado e é muito triste o Itararé todo quebrado”, desabafa a moradora. 


Ainda segundo a moradora, a pandemia parece ter até agravado a questão do barulho e acredita que a situação ficará ainda pior com o passar do tempo. O lixo deixado por quem frequenta a região também a deixa indignada e acha que a prefeitura deveria investir em equipamentos e funcionários para limpar a área.


Lixo deixado por quem frequenta a orla da praia do Itararé também indigna os moradores
Lixo deixado por quem frequenta a orla da praia do Itararé também indigna os moradores   Foto: Divulgação

Os vicentinos também reclamam que os tapumes que cercam os equipamentos de ginástica são invadidos por pessoas que desejam cometer atos impróprios. Relatam também que são ameaçados quando reclamam do barulho e acham que um reforço na fiscalização e policiamento ajudaria em muitas questões. 


Providências 
A prefeitura de São Vicente informa que intensificou as ações para coibir aglomeração na orla do Itararé e que fiscalização é realizada diuturnamente. Na semana passada, por exemplo, a Guarda Civil Municipal, em ação conjunta com a Polícia Militar, apreendeu 11 caixas de som no calçadão, dispersando pessoas reunidas de forma deliberada.


Sobre a iluminação, entre 2019 e 2020, a Praia do Itararé (calçadão da faixa de areia, jardim e canteiro central das avenidas Ayrton Senna da Silva e Manoel da Nóbrega) recebeu 1.487 lâmpadas de led em novos postes de 5, 10, 15 e 18 metros, com 100% de cobertura da área.


Sobre o trânsito, toda a extensão da avenida tem o solo demarcado para estacionamento, com vagas paralelas às calçadas ou em 45 graus (dependendo do trecho). Por fim, a prefeitura informa que a limpeza é realizada diariamente na orla do Itararé, que conta com 148 lixeiras.


Logo A Tribuna
Newsletter