Moradores do bairro Melvi, em Praia Grande, sofrem sem serviços básicos na Travessa 2

Cerca de 30 famílias moram no local. Elas reclamam que já procuraram a prefeitura, mas não conseguiram um retorno

Por: Por ATribuna.com.br  -  02/10/20  -  17:08
Moradores improvisam a iluminação da rua com as lâmpadas de casa
Moradores improvisam a iluminação da rua com as lâmpadas de casa   Foto: Arquivo Pessoal

Há mais de 20 anos, os moradores da travessa 2, no bairro Melvi, sofrem sem serviços básicos como postes de luz, saneamento básico, asfalto e coleta de lixo. Eles lutam para que a área seja regularizada e que as melhorias fiquem prontas em breve. Porém, se queixam que não conseguiram respostas concretas sobre as reinvindicações.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Essa sugestão de reportagem foi feita pelos moradores do bairro Melvi. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


Márcio Roberto da Costa Silva, de 40 anos, mora na travessa 2 desde que nasceu. Ele conta que viu a região mudar bastante durante todos esses anos. As outras ruas do bairro ganharam iluminação, asfalto e rede de esgoto. Porém, a viela em que mora foi a única esquecida “Nós já pedimos. A prefeitura falou que ia fazer melhorias, mas nunca foram. Nós estamos nos sentindo desprezados”, diz.


O aposentado conta ainda que a iluminação da rua foi improvisada pelos próprios moradores, mas ainda assim não é suficiente, pois a área costuma ter muitos assaltos devido à iluminação precária.


Além da iluminação, Vivaldo de Jesus, de 41 anos, conta também que os moradores improvisaram uma tubulação de esgoto, mas os canos se soltam e o esgoto acaba vazando pela rua. Os moradores também contam que precisam colocar o lixo em uma outra rua da região, pois o caminhão de lixo não passa pela travessa.


De Jesus diz ainda que a viela está localizada em um terreno invadido e se sentem inseguros por morar ali, ainda mais sem as condições básicas. “Nós gostaríamos de legalizar, para ter confiança e saber que as obras serão investidas no local. Ficamos inseguros de ficar em um lugar que não é legalizado e sem o mínimo básico”, diz.


O que dizem as autoridades?


A Prefeitura de Praia Grande informa que já conta com projeto para regularização fundiária desta área. Importante destacar que está é uma área particular que foi invadida e que, por conta disso, conta com implicações jurídicas e técnicas para execução de serviços relacionados a infraestrutura.


A Administração Municipal explica ainda que já realizou os trâmites legais e aguarda superar esses entraves para poder dar andamento nos trabalhos. Porém, não existe ainda um prazo definido.

Cabe informar ainda que Praia Grande é uma das cidades da Baixada Santista, do Estado de São Paulo e até de todo País, que mais investe em regularização fundiária. Através do Programa Municipal Dono do Lote, ao longo dos últimos anos cerca de oito mil pessoas já foram beneficiadas e receberam o título de propriedade e a escritura definitiva do terreno.


A Sabesp esclarece que o bairro Melvi, em Praia Grande, receberá nos próximos dois anos e meio obras para implantar o sistema de esgotamento sanitário e que compreenderão 40 km de novas tubulações, duas estações de bombeamento, 4,1 km de linhas pressurizadas, além de 300 m de expansão do emissário e uma torre de carga para direcionar ao tratamento os esgotos coletados.

Os trabalhos possibilitarão conectar mais de 2 mil imóveis ao sistema da Companhia e a Avenida Luiz Amaro Costa será contemplada. No entanto, na viela denominada Travessa 2 é necessária primeiramente o início da regularização por parte da municipalidade para implantação de infraestrutura de saneamento.


Logo A Tribuna
Newsletter