Moradores de São Vicente denunciam abandono do 'Ilha Porchat Clube' e proliferação de mosquitos

Reclamação foi enviada para a redação de A Tribuna por moradores do Bairro Itararé. Prefeitura de São Vicente diz que vai enviar agentes da dengue no local.

Por: Carolina Faccioli  -  21/08/20  -  13:54
Piscina do Ilha Porchat Clube durante a pandemia.
Piscina do Ilha Porchat Clube durante a pandemia.   Foto: Arquivo Pessoal

Moradores do bairro Itararé, em São Vicente, no litoral de São Paulo, têm ficado preocupados com as dependências do Ilha Porchat Clube. Segundo uma moradora que preferiu não se identificar, a piscina do clube está abandonada e parece não receber manutenção há meses. Ela também disse que muitos mosquitos começaram a surgir neste mesmo período. A maior preocupação é que o local seja um criadouro de mosquitos da dengue.


Essa sugestão de reportagem foi feita por moradores do Bairro Itararé. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


Fernanda Pateo, que também mora na região, afirma que antes da pandemia ela conseguia observar um funcionário limpando a piscina de vez em quando, mas desde março, com a chegada da pandemia, ninguém costuma aparecer por lá. Ainda, segundo a jornalista, como mora em um local mais alto, ela não tem percebido muitos insetos pelo apartamento, mas alguns vizinhos tem reclamado desse aumento, principalmente nos apartamentos mais baixos.


Uma outra moradora entrevistada por A Tribuna afirma também que, mesmo colocando os repelentes de mosquitos pelo apartamento, percebe que eles não dão conta e, nos dias de verão, a situação piora. Ela também reparou que a coloração da água da piscina mudou bastante, sendo agora está muito mais escura.


O que dizem as autoridades?


A redação de A Tribuna procurou a Prefeitura de São Vicente que, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informou que a equipe da Vigilância Sanitária realiza fiscalizações em relação ao estado da piscina, com emissão de auto de infração e multa para o clube, uma vez que em todas as ocasiões foram encontradas condições inadequadas. Em relação ao mosquito da dengue, o Departamento de Doenças Vetoriais vai realizar nova inspeção nesta sexta-feira (21), para verificar se há larvas do mosquisto da dengue no local.


A Diretoria do Ilha Porchat Clube informou que as águas do Complexo de Piscinas do Clube encontram-se devidamente clorificadas mesmo com o Clube estando fechado, em atendimento ao Decreto do Governo do Estado e do Município de SãoVicente em razão da Pandemia.


Havendo qualquer interesse de qualquer morador das proximidades, podem procurar diretamente a Diretoria Executiva do Ilha Porchat Clube. A Diretoria,  ainda informou que todas as áreas de jardins existentes encontram-se em manutenção quinzenal, a fim de evitar acúmulo de poças de água e a proliferação de mosquitos vetores.


Logo A Tribuna
Newsletter