Moradores de Bertioga reclamam de abandono no bairro Chácara Vista Linda

Família da moradora Mara Rúbia Esteves precisa passar uma enxada na rua, para igualar o solo, antes de sair com o carro. Eles não sabem quando as obras irão terminar.

Por: Por ATribuna.com.br  -  08/10/20  -  15:42
A antiga Estrada 1 está recebendo obras de microdrenagem
A antiga Estrada 1 está recebendo obras de microdrenagem   Foto: Arquivo Pessoal

Os moradores da Rua Aprovada 613, antiga Estrada Um, no bairro Chácara Vista Linda, em Bertioga, estão indignados com as condições do local. Segundo uma das moradoras, a prefeitura iniciou uma obra para colocar manilhas nos bueiros da rua, mas não sabe quando vai terminar, e a Sabesp ainda não ligou a rede de esgoto, fazendo com que os moradores tenham que improvisar o descarte.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Essa sugestão de reportagem foi feita pela internauta Mara Rúbia Leite Esteves. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


A diarista conta que as obras começaram há dois meses e que a placa com informações da obra foi retirada do local, então eles não sabem quando será finalizada e está causando transtornos, pois prejudica a locomoção dos moradores.


Além disso, ela conta que a Sabesp colocou o sistema de esgoto, que até então não existia na rua, mas foi informada de que o sistema só poderia funcionar caso a prefeitura legalizasse a situação da rua, que aparentemente fica em uma área particular. Porém, os moradores precisam improvisar o descarte do esgoto. Mara, inclusive, diz que já deslocou o ombro ao esvaziar uma fossa, para que o quintal não ficasse cheio.


A moradora está indignada porque a rua já tem infraestrutura, então não entende como não foi legalizada ainda. “É isso que não dá para entender. A rua já tem tudo, como internet e luz. Só falta ligar essa rede”, diz.


Mara diz ainda que foi informada que, após o término da obra das manilhas, o asfalto seria colocado em apenas metade da avenida, mas não sabe dizer se é verdade e gostaria da confirmação da prefeitura.


O que dizem as autoridades?


De acordo com informações da Secretaria de Obras e Habitação, a municipalidade, através da Diretoria de Habitação em conjunto com a SABESP, identificou os imóveis que não possuem ligação oficial na rede de esgoto. No atual momento, está sendo realizado a busca junto ao Cartório de Registro de Imóveis para saber quem são os proprietários de fato, e na sequência uma assistente social deverá fazer uma visita domiciliar e realizar o cadastro socioeconômico dos ocupantes.


Em relação ao asfalto, a obra só será realizada após a finalização das obras de microdrenagem. Diante das informações obtidas será verificado se há possibilidade de fazer a Regularização Fundiária ou deverá ser adotada outra medida administrativa, para cada caso. A prefeitura informa, ainda, que a placa da obra foi retirada para ser adequada a legislação eleitoral e será reposta nos próximos dias.


Ao trecho da Estrada 1, referida pela munícipe e compreendido entre a Avenida Marginal e Rua 10, informamos ainda, que o local está recebendo serviços de microdrenagem.


Já a Sabesp informa que a continuidade das obras de saneamento na localidade depende de processo de regularização fundiária desta área onde está localizada a Rua Aprovada 613 (antiga Estrada 1), no bairro Chácara Vista Linda, em Bertioga. A Empresa mantém contato com a administração municipal e planeja suas ações paralelamente ao processo de regularização do local.


Logo A Tribuna
Newsletter