Moradora de São Vicente desabafa após vencer covid, dengue e contrair chikungunya

Danyela de Menezes Souza também contraiu chikungunya, doença que ainda trata

Por: Por ATribuna.com.br  -  31/03/21  -  11:30
Creche estaria cheia de focos de mosquito da dengue
Creche estaria cheia de focos de mosquito da dengue   Foto: Foto: Danyela de Menezes/Arquivo Pessoal

Uma moradora de São Vicente, que contraiu dengue e chikungunya, aponta que uma creche municipal, localizada no bairro Parque Continental, está cheia de focos de dengue, o que tem deixado ela, os familiares e os vizinhos doentes.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Essa sugestão de reportagem foi feita pela internauta Danyela de Menezes Souza. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


Danyela de Menezes Souza conta que após se recuperar da covid-19, descobriu que estava com dengue e, posteriormente, chikungunya. A notícia a deixou ainda mais preocupada quando soube que a sua filha mais velha e a mais nova, de apenas dois anos, também haviam contraído a doença.


"Por favor, socorram os moradores pois a dengue mata mais do que a Covid. Não vamos tirar a importância. Todas as formas de risco tem que ser eliminadas. Lembrando que o SUS já se encontra em colapso", diz.


A técnica de análises clínicas também conta que, após publicar um relato pelas redes sociais, descobriu que os vizinhos também estavam com dengue.


Para tentar frear a entrada dos mosquitos em casa, Danyela comprou telas de proteção para colocar nas janelas. "Colocarei porque precisamos ficar em casa. Só saio para trabalhar. Então isso é um desleixo total da prefeitura com os moradores. Eles tem que se responsabilizar pela segurança dos moradores, não criar focos municipais para nos matar", relata a moradora.


Resposta


Em nota, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que, para munícipes que queiram realizar denúncias, o Departamento de Controle de Doenças Vetoriais (Decodove) disponibiliza o número 0800-0771-0037.O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. É importante que o denunciante forneça os dados sobre o local onde se encontra a irregularidade, facilitando o trabalho dos agentes.


A Sesau destaca que, recentemente, o Parque Continental recebeu um 'fumacê' de combate à dengue, que percorreu cerca de 63 quarteirões do bairro. Também houve um mutirão onde 1.006 imóveis foram visitados.


Casos na cidade


A Cidade registra 581 casos de dengue (com duas mortes) e 152 casos de chikungunya confirmados (sem registro de óbitos). Em 2020, até o fim de março foram 50 casos de dengue e um de chikungunya confirmados.


Logo A Tribuna
Newsletter