Morador de Praia Grande cobra explicações sobre cadastro para vacinas remanescentes contra covid-19

Segundo a prefeitura, a vacina não sobra porque os profissionais utilizam as doses individuais

Por: Por ATribuna.com.br  -  31/03/21  -  09:57
Prefeitura informa que as vacinas não sobram, pois os profissionais utilizam as doses individuais
Prefeitura informa que as vacinas não sobram, pois os profissionais utilizam as doses individuais   Foto: Foto: Fred Casagrande/PMPG

Uma moradora de Praia Grande tem questionado a inexistência do cadastro para doses remanescentes da covid-19 no município. A medida serve para aplicar doses, que sobrariam nos postos de vacinação, em grupos prioritários que ainda não foram chamados.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Essa sugestão de reportagem foi feita pela internauta Elizabete Vianna. Você também pode entrar em contato conosco via WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222, ou pelo E-Mail, g1at@grupo-tribuna.com. Ao mandar sua mensagem, deixe seus dados completos, relate o problema ou a sugestão de pauta e anexe fotos e vídeos.


Elizabete Vianna tem 62 anos e mora no bairro Maracanã. Ela conta que procurou algumas unidades de saúde para tentar se informar sobre as doses remanescentes do município, mas não conseguiu respostas claras sobre o sistema.


O cadastro para doses remanescentes foi adotado pelas prefeituras de algumas cidades do estado, com o objetivo de não deixar estragar as doses que sobraram, pois o frasco do imunizante não pode ser armazenado depois de aberto. Com isso, pessoas de outras faixas etárias terão a oportunidade de se vacinar primeiro.


Elizabete, inclusive, afirma que conhece pessoas que já receberam a vacina por conta do sistema, em outras cidades do estado.


A munícipe acredita, ainda, que pelo menos uma dose deve sobrar e que gostaria de entender como o município age para que essas doses não sobrem, se for o caso.


"Se existe essa possibilidade da gente não ir pela idade por conta da sobra- que tenha uma sobra- dê pra gente que é mais velho, dê pra alguém", diz.


A Secretaria de Saúde esclarece que Praia Grande não tem cadastro para vacinas remanescentes pois não tem vacinas remanescentes.


A pasta explica que quando dá determinada hora do dia, onde o movimento já está diminuindo, os profissionais da vacinação começam a utilizar as doses individuais e não abrem mais frascos multidoses justamente para evitar perdas e garantir a vacina para o público alvo.


Futuramente caso não tenha mais essa possibilidade, o município abrirá algum tipo de cadastro que será amplamente divulgado.


Logo A Tribuna
Newsletter