Jornalismo Cidadão abre portas dos veículos para a participação de internautas

Moradores da Baixada Santista podem contar com A Tribuna para divulgar problemas e buscar soluções.

Por: Alexandre Lopes  -  14/09/20  -  12:35
  Foto: Reprodução

Em tempos de democratização da informação, o 'Jornalismo Open Source', também conhecido como 'Jornalismo Colaborativo' ou 'Jornalismo Cidadão', virou uma ferramenta praticamente obrigatória na maior parte dos veículos de comunicação do planeta. Grandes portais do mundo inteiro abrem, cada vez mais espaço para cidadãos leigos, sem formação jornalística, terem participação ativa no processo de produção de reportagens.


Assine A Tribuna agora mesmo por R$ 1,90 e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos!


Com a popularização e o acesso cada vez mais fácil aos smarthphones com poderosas câmeras fotográficas, pessoas comuns podem produzir material, de forma ágil e fácil, divulgando todas essas informações em ferramentas específicas. Em muitos casos, um morador está passando por um local e, antes mesmo que uma equipe de redação saiba de um fato, consegue registrar alguma situação atípica que ocorreu em sua comunidade.


Em ATribuna.com.br, por exemplo, é possível sugerir matérias por meio do VC na AT. Os internautas da Baixada Santista podem enviar ideias de matérias, fotos e vídeos de flagrantes e, até mesmo, denúncias sobre problemas que acontecem no bairro onde moram. Uma editoria especial foi criada para reunir todas as sugestões dos moradores da Baixada Santista e todo o conteúdo publicado desde sua criação fica disponível para os assinantes.


Participar do VC na AT possui várias vantagens. Além de divulgar informações enviadas pelos próprios internautas, o canal funciona como uma forma de ajudar os munícipes a cobrar os responsáveis por cada caso a tomarem providências sobre determinado tema. Nossa equipe fará o possível para ajudar cada um dos colaboradores a resolverem a situação em caso de uma denúncia que seja procedente.


Para participar do VC na AT é extremamente fácil. Os internautas podem adicionar a nossa equipe no WhatsApp, pelo número (13) 9 9642 8222. Outra possibilidade é enviar um e-mail para g1@grupo-tribuna.com. Nossa equipe avaliará todas as sugestões e, se for o caso, entrará em contato para pegar mais detalhes sobre o assunto.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter