FOTO DO DIA: Fotógrafo busca valorizar história de Santos através das imagens

Registro foi feito com um celular. Luiz Fernando Menezes já participou, inclusive, de exposições em Nova York com uma fotografia mobile

Por: Por A Tribuna.com.br  -  27/08/20  -  22:18
Helena foi fotografada aos 93 anos
Helena foi fotografada aos 93 anos   Foto: Luiz Fernando Menezes

Quem vê as impressionantes fotografias de Luiz Fernando Menezes nem imagina que, muitas vezes, as histórias são tão impressionantes quanto os registros. Menezes contou que a senhora da foto se chama Helena e vive até hoje em uma casa na Rua Liberdade, que fica em um terreno que foi doado por abolicionistas ao seu pai, Anízio José da Costa, que foi um homem escravizado. “Foi uma honra poder fotografar esta senhora e contar a sua história. Na época em que a fotografei estava com 93 anos”, diz.


Se você quiser que a sua foto da região apareça aqui em A Tribuna, mande pelo WhatsApp (13) 9 9642 8222 ou pelo e-mail g1at@grupo-tribuna.com. Entraremos em contato com você o mais rápido possível.


O fotógrafo, já atua há 15 anos na área. Em 2012 descobriu a fotografia mobile e com o tempo, começou a experimentar formas de colocar sobreposições nas fotos, buscando um novo conceito para as fotografias registradas com o celular.


Atualmente, Menezes desenvolve um trabalho baseado em retratos do cotidiano de brasileiros, e de sobreposições com a fotografia mobile, além de ser pesquisador da história da fotografia e ministrar aulas e workshops sobre fotografia mobile em escolas e universidades.


Além disso promove vivências fotográficas com o smartphone no projeto "Uma Santos que quase ninguém vê", que tem como objetivo valorizar o patrimônio histórico da Cidade de Santos, junto com a designer gráfica Monica Sobral.


Logo A Tribuna
Newsletter